Uma pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta terça-feira (19), mostra que 59% dos brasileiros considera que a maioria da população no país é racista.
O levantamento ouviu 2.004 pessoas com mais de 16 anos, em 113 municípios, incluindo regiões metropolitanas e cidades do interior de todas as regiões do Brasil, entre os dias 5 e 7 de novembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para o total da amostra, 5 pontos para pretos, 4 pontos para brancos 3 para pardos.
Segundo o instituto, 5% dos entrevistados avaliam que todos os brasileiros são racistas, enquanto 30%, consideram que uma menor parte da população é. Outros 4%, dizem que ninguém é racista, e 2% não souberam responder.
Na divisão por gênero, 74% das entrevistadas afirmam que todos ou a maior parte dos brasileiros são racistas. Entre os homens, esse percentual é de 53%.
A pesquisa ainda questionou se as pessoas acreditam que discriminação racial aumentou nos últimos anos. 45% dos entrevistados afirmaram que sim, enquanto 35% disseram que está igual. Somente 20% consideram que o racismo tem diminuído.
Nesse tópicos, os pretos são os que mais tem a percepção de que a discriminação racial cresceu (54%). Entre os brancos, 37% compartilham a percepção. No grupo dos pardos são 47%.
De acordo com o instituto, 56% dos pretos, 17% dos pardos, e 7% dos brancos disseram já terem se sentido discriminados pela cor, o que significa que 73% dos negros — que costuma agrupar pretos e pardos — já sentiram esse tipo de discriminação.
Veja mais detalhes da pesquisa Datafolha
População racista
- 59% acreditam que maioria dos brasileiros é racista;
- 30%, que a menor parte é racista;
- 5%, que todos os brasileiros são racistas;
- 4%, que ninguém é racista;
- 2% não souberam responder.
Racismo nos últimos anos
- 45% acreditam que o racismo tem aumentado;
- 35% acreditam que está igual;
- 20% acreditam que tem diminuído.
Onde o racismo está mais presente no Brasil
- 56% consideram que o racismo está nas atitudes das pessoas;
- 27%, nas estruturas institucionais, como governos e empresas;
- 13%, em ambos;
- 4% não souberam responder.
Já se sentiram discriminados por conta da cor
- 56% dos pretos;
- 17% dos pardos;
- 7% dos brancos.
*Sob supervisão de Renata Souza