Em menos de 24 horas, agentes da Delegacia Antissequestro do Rio de Janeiro (DAS) prenderam duas pessoas após elas simularem terem sido sequestradas para extorquir pessoas próximas. Ambos os casos aconteceram na última terça-feira (19).
Em um dos casos, a equipe prendeu um homem que tentava extorquir o proprietário de uma locadora de motocicletas. A vítima recebeu mensagens exigindo a quantia de R$ 2 mil para liberação de um locatário.
Após trabalho de monitoramento, o autor do pedido foi identificado como sendo o próprio locatário. Ele simulou o sequestro alegando que era mantido refém por traficantes do Complexo do Alemão, na zona norte do Rio.
Em outro caso, os policiais foram procurados por uma vítima que alegava que sua filha havia sido sequestrada e os criminosos exigiam R$ 50 mil como valor de resgate. Um vídeo foi enviado à vítima como prova de vida da filha. Nele, a moça aparecia em um cativeiro.
A equipe da DAS analisou o vídeo e cruzou informações, chegando à localização do suposto cativeiro e capturando a filha da vítima. Segundo as investigações, ela planejou o próprio sequestro para extorquir dinheiro de amigos e familiares.
A polícia informou que as investigações continuam, em sigilo, para identificação de demais suspeitos.