Uma das saídas encaminhadas do Athletico ao fim desta temporada é do meio-campista, Erick. Com 279 jogos com a camisa rubro-negra, o jogador de 27 anos é cobiçado no mercado da bola desde o ano passado.
Contudo, o desempenho dele não foi tão bom em 2024 e caiu de produção no sexto ano pelo Furacão. Apesar de ter disputado 61 jogos, foram cinco gols marcados e duas assistências. Os números são explicados também pela improvisação do jogador.
+ Leia as notícias do Athletico no UmDois
Erick foi utilizado como lateral-direito em boa parte da temporada, principalmente sob o comando do técnico uruguaio, Martín Varini. Com Leo Godoy e Madson em baixa, o ex-treinador do Furacão decidiu improvisar Erick no setor.
Mesmo disposto a ajudar e com qualidade técnica, o volante sofreu com os problemas defensivos da equipe. A linha espaçada da zaga e a falta de atenção nos minutos finais foram marcas registradas da equipe ao longo da temporada.
Athletico: Erick é multicampeão pelo Furacão
Vale lembrar que, pelo Furacão, Erick conquistou os títulos da Copa do Brasil 2019, Sul-Americana 2021 e Paranaenses 2019, 2020 e 2023.
No atual elenco, Erick é dos líderes do vestiário rubro-negro. A título de comparação, ele só perde em número de jogos pelo Athletico para o trio mais experiente: Thiago Heleno, Nikão e Pablo.
Em 2023, ano que chamou mais atenção, Erick somou 59 jogos, com oito gols e seis assistências. O bom desempenho rendeu uma ótima valorização do mercado.
No início deste ano, o Furacão recusou uma proposta do Corinthians de 6 milhões de euros. Já na janela de transferências do meio do ano, o clube que teve oferta negada foi o CSKA Moscou, da Rússia.
Tudo que chegou foi recusado devido ao centenário do Athletico.
O presidente Mario Celso Petraglia considerava o volante como uma das peças fundamentais do elenco. Por isso, o clube chegou a renovar o contrato do jogador em abril deste ano, como forma de valorização do atleta.
Athletico: Erick pode ter novo destino em 2025
Quem aparece de maneira forte nos interessados por Erick é o Portland Timbers, dos Estados Unidos. As conversas acontecem nas últimas semanas e, por enquanto, pode-se dizer que a equipe da MLS, liga norte-americana, é o principal favorito a levar o jogador.
Apesar disso, existe uma dificuldade do time dos Estados Unidos em atender às demandas salariais de Erick, que não descarta, por causa disso, a permanência no futebol brasileiro.
No mercado nacional, dois clubes já se mostraram dispostos a fazer proposta: o Internacional e o Bahia. No entanto, os clubes ainda focam na reta final do Brasileirão antes de fechar qualquer acordo, assim como o Athletico.
Nesse cenário, a oficialização de qualquer transação deve acontecer em dezembro. Além disso, Erick está focado no tratamento e segue o período de recuperação após ter tido uma lesão na coxa.
Sem Erick, o Athletico se prepara para enfrentar o Fluminense em confronto decisivo para a permanência do time na Série A. O duelo acontece no próximo domingo (1), às 18h30, na Ligga Arena, em Curitiba.