Sebrae/MT apoia Circuito Natalino para fortalecer turismo nos municípios da região norte de Mato Grosso | ASN Mato Grosso

Publicidade

O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT) é apoiador do ‘Circuito Natalino do Portal do Agronegócio – Uma Nova Rota de Encantos e Turismo no Corredor do Agro’, idealizado pela Associação Turística Portal do Agronegócio, em parceria com o portal Canal do Turista e a Instância de Governança Regional do Turismo (IGR).

Participam dessa ação os municípios de Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Sorriso, Sinop, Santa Carmem, Juara, Nova Ubiratã, Tapurah e Porto dos Gaúchos. O objetivo é aproveitar o potencial das festividades natalinas, com as decoração e apresentações realizadas pelos municípios, para que seja criado um roteiro de visitação e valorização do turismo na reta final do ano.

Segundo o analista técnico do Sebrae/MT, Marcelo Ferreira, a participação da entidade no Circuito Natalino é por meio do programa Agentes de Roteiros Turísticos, que tem como objetivo mapear, identificar e qualificar potenciais roteiros turísticos.

“Os Agentes de Roteiros Turísticos atuam identificando propriedades potenciais, principalmente no agro, em parques aquáticos, propriedades que têm agroturismo, empresas que atuam no eixo do turismo e estabelecimentos que têm potencial e que desejam formatar um modelo de negócio para receber os turistas”, explica.

O turismo de negócios é valorizado nos municípios da região norte ao longo de quase todos os meses, contudo, na reta final do ano, esse setor tem uma redução considerável por conta dos recessos naturais das visitas de potenciais investidores.

Ainda de acordo com o analista do Sebrae/MT, o Circuito Natalino do Portal do Agronegócio representa uma oportunidade única para divulgar o corredor do agro como um destino turístico de época e focada nas festividades de final de ano.

“Essa iniciativa une as tradições locais, a criatividade e cooperação regional, transformando as belezas naturais e culturais dos municípios participantes em um atrativo que encanta e movimenta a economia local e regional. O Sebrae acredita no potencial desse projeto e investe fortemente no desenvolvimento dos negócios da cadeia de suprimento do turismo para fortalecer o turismo sustentável e integrar ainda mais os setores produtivos da região, além de criar novas oportunidades para o comércio, a gastronomia e os serviços”, diz.

A consultora do Sebrae/MT, Amanda Maciel, ressalta que a união dos municípios em preparar programações natalinas para atrair novos visitantes é importante para o fortalecimento do turismo de visitação nessa época do ano.

“O Circuito Natalino é uma excelente oportunidade para os turistas conhecerem as belezas da região e vivenciarem a magia do Natal em um ambiente acolhedor e cheio de encanto. Ações como esta estimulam o comércio e mantém aquecida a cadeia do turismo como bares, restaurantes e o setor de entretenimento”, conta.

Os municípios participantes investiram em decorações natalinas e em programações culturais cheias de magia que encantam os moradores e visitantes. “O Circuito Natalino Fortalece o turismo regional a unir os municípios em uma programação integrada atraindo visitantes e destacando a cultura natalina. A iniciativa gera o desenvolvimento econômico, consolida a região como destino turístico e cria oportunidades sustentáveis para empreendedores e negócios locais”, disse a presidente da Associação Turística Portal do Agronegócio, Karina Turatti.

O Circuito Natalino impulsiona a economia local por meio do fortalecimento de setores como comércio, serviços, hotelaria e gastronomia. A programação completa nas cidades participantes pode ser conferida no site https://circuitonatalino.com.br.

ASN Mato Grosso – Agência Sebrae de Notícias

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress