O deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) entrou com representação nesta quarta-feira (26) junto à Controladoria-Geral da União (CGU) para que sejam apurados os gastos da primeira-dama Janja da Silva durante viagem a Roma, na Itália.
A comitiva tinha 12 integrantes. O grupo participou da 48ª Sessão do Conselho de Governança do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).
Ao todo, Janja e os assessores gastaram aproximadamente R$ 292,3 mil em passagens aéreas e diárias.
Somente as passagens da primeira-dama custaram R$ 34 mil. Segundo o parlamentar, ela não possui cargo oficial que justifique o uso de dinheiro público para a viagem.
“A utilização de recursos públicos para financiar a viagem de uma pessoa sem cargo oficial pode configurar improbidade administrativa”, argumentou o deputado.
Na representação, Kim pede que sejam tomadas as devidas providências para apurar e, se for o caso, responsabilize os envolvidos.
Em Roma, a esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve encontros com algumas autoridades estrangeiras – entre elas, o papa Francisco e o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa.
A CNN entrou em contato com a assessoria da primeira-dama e aguarda um posicionamento.