Para substituir Alexandre Padilha na pasta de Relações Institucionais, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca eficiência, de acordo com declaração do ministro da Casa Civil, Rui Costa, nesta quarta-feira (26).
Durante um painel em evento do banco BTG Pactual em São Paulo, Costa foi questionado sobre quem irá substituir Padilha, visto que o ministro agora vai assumir a pasta da Saúde com a demissão de Nísia Trindade na última terça-feira (25).
“Só tem uma pessoa que sabe essa informação, que é o presidente Lula. Eu acho que o presidente quer alguém que faça um intenso diálogo com as duas Casas Legislativas”, disse o chefe da Casa Civil.
“Eu não ouvi, nem internamente, nem publicamente, o presidente fazer qualquer correlação entre as mudanças no governo e o processo eleitoral de 2026. O que ele busca é a melhoria da execução e da qualidade da execução do orçamento público e das políticas públicas. É eficiência que ele tá buscando e mudando eventualmente o perfil para cada tarefa”, acrescentou Rui Costa.
Com Nísia demitida, o terceiro mandato de Lula já teve oito trocas na Esplanada.
Rui Costa também respondeu sobre a possibilidade de Arthur Lira (PP-AP), ex-presidente da Câmara dos Deputados, e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), ex-presidente do Senado Federal, assumirem algum ministério.
Para o ministro, “a decisão só cabe ao presidente”, e avaliou que ambos “são pessoas de qualidade técnica e políticas”.