Anderson Baranov, recém-empossado presidente do Conselho da Abrace (Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres), apresentou a estratégia da entidade para reduzir o custo final da energia no Brasil.
Em entrevista ao CNN Money nesta quarta-feira (26), Baranov destacou a necessidade de aumentar o consumo de energia como solução para os desafios do setor.
“Nós temos que trabalhar de uma forma a aumentar o consumo no Brasil”, disse Baranov.
Ele argumenta que o aumento do consumo pode resolver problemas, como cortes de energia devido a restrições no sistema de transmissão, e gerar benefícios econômicos.
Segundo Baranov, o Brasil possui um potencial único de energia limpa e barata através das fontes renováveis.
“Temos uma situação única no mundo”, afirmou.
Baranov também mencionou a importância de novos investimentos e projetos sociais para direcionar o excedente de energia.
A entidade está em diálogo com o governo, especialmente com o Ministério de Minas e Energia, buscando soluções que beneficiem toda a cadeia produtiva.
Sobre o setor de gás, Baranov reconheceu que, apesar das promessas de redução de custos nos últimos anos, os preços permanecem elevados. Ele citou o exemplo da indústria do alumínio, que fez um grande investimento em descarbonização, substituindo sua matriz energética por gás.
O presidente da Abrace ressaltou a necessidade de continuar o trabalho de discussão e busca de soluções para baratear o gás, destacando o potencial do Brasil nesse setor.
“Temos um grande potencial, a oportunidade é única e agora cabe a indústria, governos e todos os envolvidos fazer acontecer”, concluiu Baranov.