A Superintendência-Geral do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, sem restrições, a compra de 50% da Mantiqueira Alimentos pela JBS. O despacho foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
A força da JBS
A aquisição foi anunciada no final de janeiro. A JBS é uma das maiores empresas de alimentos do mundo e sua entrada no segmento de ovos reforça os planos da empresa de diversificação global, ampliando seu portfólio multi-proteína. A Mantiqueira Brasil é a maior produtora de ovos da América do Sul e o acordo prevê que a gestão da companhia será compartilhada com o fundador da companhia, Leandro Pinto.
Na época, o CEO Global da JBS, Gilberto Tomazoni, disse que o consumo de ovos no mundo tem apresentado crescimento consistente, por ser uma proteína acessível, versátil e saudável, que reforçando o propósito da JBS de alimentar o mundo. Leandro Pinto afirmou que a parceria com a JBS abre novas possibilidades para empresa.
“A operação proposta representa, para o Grupo J&F, uma oportunidade estratégica de ingresso em um novo setor. Para a Mantiqueira Alimentos, trata-se de uma boa oportunidade financeira para continuar investindo na ampliação de sua operação”, afirmaram as empresas durante o andamento do processo.
Cade
O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério da Justiça, e tem como missão zelar pela livre concorrência no mercado, sendo a entidade responsável, no âmbito do Poder Executivo, não só por investigar e decidir, em última instância, sobre a matéria concorrencial, como também fomentar e disseminar a cultura da livre concorrência.