“Conseguir escala 5×2 já seria uma vitória“, diz Erika Hilton sobre PEC 6×1

Publicidade

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) defendeu, em entrevista à CNN, que a aprovação de uma jornada de trabalho no formato 5×2 já seria uma vitória significativa para os trabalhadores brasileiros.

A parlamentar, que é autora de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que sugere uma jornada 4×3, reconheceu a necessidade de negociação e flexibilidade no processo legislativo.

Hilton explicou a estratégia por trás da proposta: “A gente deixa uma gordura para que se possa ser trabalhada. Se a proposta chega exatamente da maneira como a gente imagina que seria viável, a gente não tem espaço de negociação”.

Resistência e realidade econômica

A deputada reconheceu a existência de resistência à mudança na jornada de trabalho, mas argumentou que o impacto econômico seria menor do que se imagina.

“A maior parte do debate econômico, de trabalho, a própria inflação, não está ligada diretamente ao preço da mão de obra do trabalhador brasileiro”, afirmou.

Apesar de considerar a jornada 4×3 como “um mundo dos sonhos”, Hilton se mostrou pragmática quanto às possibilidades reais de aprovação no Congresso Nacional. “Se nós conseguirmos a 5×2, para nós já vai ser um grande avanço. O trabalhador vai ter direito ao final de semana ou algum outro dia na semana, a depender do setor ao qual ele está empregado”, explicou.

 

 

Avanço gradual nos direitos trabalhistas

A proposta de Hilton busca uma evolução em relação à atual jornada 6×1, predominante no mercado de trabalho brasileiro.

A parlamentar argumentou que, mesmo não sendo o cenário ideal, a mudança para 5×2 representaria um progresso significativo nos direitos dos trabalhadores.

“Nós sabemos que não dá para sair de 0 a 100, é preciso caminhar de maneira gradual”, ponderou a deputada, ressaltando a importância de se buscar melhorias nas condições de trabalho, mesmo que de forma incremental.

Depois de ser protocolada, a PEC precisará de um despacho do presidente da Casa, Hugo Motta (Republicanos-PB), para ser analisada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.

A proposta altera o trecho da Constituição que trata sobre a duração da jornada de trabalho. A legislação atual permite que a jornada possa ter até oito horas diárias e 44 horas semanais, o que equivale a seis dias de trabalho e um dia de folga por semana.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Política – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress