Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros instalado embaixo do mar a uma profundidade de 21 metros, o primeiro túnel imerso do Brasil será construído no litoral de São Paulo. A estrutura vai ligar as cidades de Santos e Guarujá, e as duas margens do Porto de Santos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) participaram na manhã desta quinta-feira (27), em Santos, do lançamento do edital de concessão do Túnel Santos-Guarujá.
A estrutura tem investimento estimado em R$ 6 bilhões, divididos entre governo do estado, governo federal – por meio do Ministério de Portos e Aeroportos – e a iniciativa privada, que será responsável pela construção, operação e manutenção do túnel.
Incluído no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e qualificado no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP), o túnel será a maior obra do programa federal e deve trazer mais agilidade e segurança no deslocamento entre os dois municípios. A construção será executada por meio de parceria público-privada (PPP).
O leilão está previsto para ocorrer em 1º de agosto deste ano e o empreendimento deve gerar 9.000 empregos diretos e indiretos.
O projeto é uma demanda centenária da população da Baixada Santista e vai reduzir o tempo de deslocamento entre as duas áreas urbanas e, consequentemente, vai melhorar o fluxo de caminhões no maior complexo portuário da América Latina, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e expansão do Porto de Santos.
Atualmente, a travessia é feita por balsas – para veículos menores e ciclistas -, catraias (para pedestres e ciclistas) ou por cerca de 40 km pela rodovia Cônego Domênico Rangoni, destinada a carros, motos e caminhões.
A construção do túnel não limita o desenvolvimento e a expansão do cais santista.
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Estrutura do Túnel Santos-Guarujá
Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).
A estrutura será composta por seis módulos de concreto pré-moldados que serão construídos em uma doca seca. Em seguida, os módulos serão “mergulhados” na água para o teste de vedação e impermeabilidade. Depois de prontas, as partes serão transportadas por flutuação até o local onde o túnel será instalado no fundo do leito oceânico, conforme o vídeo a seguir:
Etapas da execução do Túnel Santos-Guarujá
A primeira etapa é a preparação do fundo do canal onde o túnel será instalado. Uma trincheira é cavada no local para abrigar os módulos que formarão a estrutura. Também serão instaladas placas de concreto na vala para suportar os elementos de túnel.
Construção
Os elementos de túnel são peças de concreto construídas em uma doca seca, de preferência próxima ao local onde ficará o túnel. Os elementos contam com piscinas provisórias no seu interior. Os reservatórios fazem com que a estrutura não afunde na água em um primeiro momento.
Transporte
Quando as peças ficam prontas, elas passam por testes de vedação e impermeabilidade. Na sequência, a doca seca é inundada. Por conta das piscinas provisórias, os elementos flutuam para, desta forma, serem transportados por rebocadores para o local onde o túnel vai ficar.
Posicionamento
Os elementos são fixados em pontes flutuantes e posicionados por sistemas eletrônicos no ponto exato onde devem ser imersos.
Imersão
A água presente nas piscinas provisórias do interior dos módulos é bombeada, fazendo submergir lentamente os elementos do túnel. Esse processo é monitorado por sensores.
Ligação dos elementos
Por meio de guinchos hidráulicos, os elementos são aproximados, até o contato entre eles.
Acoplagem
A união final dos módulos de túnel contíguos é feita pela diferença de pressão atmosférica no interior do elemento já posicionado e a pressão que a água exerce no novo elemento.
Nivelamento
Em uma das extremidades do elemento, são ancorados macacos hidráulicos, que movimentam pinos de aço para nivelar o módulo. Os pinos são soldados e os macacos hidráulicos, retirados. Em seguida, é injetada areia na base, formando uma “cama” para assentar o elemento de túnel.
Proteção
Por fim, uma camada de pedras é utilizada para recobrir e proteger o túnel contra impactos de embarcações e o enganchamento de âncoras soltas.
Após a construção do Túnel Santos-Guarujá
A concessionária será responsável pela elaboração do projeto executivo e execução das obras de implantação do túnel e dos acessos viários e pelas atividades de manutenção, conservação e operação da infraestrutura pelo prazo de 30 anos, sendo remunerada por tarifa a ser cobrada dos usuários e, a depender dos resultados dos estudos de viabilidade, de contraprestação pública, durante a fase de operação.
A obra do túnel promete solucionar um dos maiores gargalos logísticos do país.