Clique aqui e baixe release completo em word.
Na Hortitec 2025, “Agaefinho” e parcerias inteligentes são destaques!
Cepea, 16/07/2025 – Em parceria com a Ibrahort, a equipe da revista Hortifruti Brasil/Cepea, publicação do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada), da Esalq/USP, traz para a edição deste mês os possíveis os rumos da horticultura nacional. Para isso, foram elencados quatro eixos de análise: economia, consumo, mercado de HF e clima.
De acordo com os pesquisadores da Equipe de HF do Cepea, o cenário macroeconômico impõe desafios, como a alta da dívida pública e a perda do poder de compra, mas o setor de HF segue competitivo, apoiado na saudabilidade, inovação e diferenciação de seus produtos. Mudanças nos hábitos alimentares elevam a demanda por hortaliças práticas, como as processadas e higienizadas, exigindo uma cadeia mais eficiente e conectada.
No campo, os riscos climáticos se intensificam. O aumento de CO2 pode trazer ganhos fisiológicos às plantas, mas não anula os impactos das mudanças climáticas. A resiliência depende da adoção de tecnologias como irrigação e cultivo protegido, entre outras. O futuro da horticultura requer integração da cadeia, visão estratégica e investimentos em inovação.
HORTITEC 2025: “Agaefinho” e parcerias inteligentes são destaques!
A edição de 2025 da Hortitec reafirmou o papel desta Feira como o principal ponto de encontro da horticultura brasileira. No estande da HFBrasil, a Equipe do Cepea vivenciou três dias intensos de trocas de experiências, reencontros e conexões que fortalecem toda a cadeia produtiva de frutas e hortaliças. O sucesso dessa trajetória é resultado da dedicação da Equipe, do engajamento dos parceiros e da participação ativa de cada visitante.
A grande atração deste ano foi o “Agaefinho”, robô oficial da HF Brasil, que chegou com a missão de automatizar o envio da Revista Digital HF Brasil via WhatsApp. Com ele, produtores, técnicos, empresas e demais agentes podem acessar análises de mercado atualizadas e conteúdos técnicos de forma ágil e segmentada – tudo direto na palma da mão. Se você também quer receber informações do setor com o Agaefinho, acesse: https://w.app/wwkldl
Na feira, a Equipe da HFBrasil recebeu produtores, técnicos, empresas e entidades representativas que compartilharam o compromisso de participar de um sistema de pesquisa que gera informações qualificadas, atualizadas e estratégicas para o setor. O agradecimento especial aos parceiros do Projeto Parcerias Inteligentes, que deram grande apoio às ações de relacionamento, sorteios e suporte institucional durante a Feira. Essas Parcerias Inteligentes têm possibilitado à equipe HFBrasil avançar em estudos, diagnósticos e análises diretamente conectadas às demandas do setor.
Você também encontra nesta edição:
ALFACE – Queda nas temperaturas limita consumo e derruba preços em SP
BANANA – Oferta de nanica diminui, e cotações avançam
BATATA – Maior ritmo de colheita pressiona cotações
CEBOLA – Importações coincidem com colheita no Cerrado e em SP
CENOURA – Aumento de produtividade pressiona cotações em junho
CITROS – Oferta de precoces avança; preços da pera e da poncã recuam
MAÇÃ – Clima frio e comemorações juninas enfraquecem demanda
MAMÃO – Clima reduz oferta, e preços sobem
MANGA – Cotações oscilam em junho, mas continuam favoráveis ao produtor
MELANCIA – Com oferta nacional elevada e demanda fraca, cotações recuam
MELÃO – Com redução gradual da oferta, preços começam a reagir
TOMATE – Frio controla maturação e oferta, e preço sobe
UVA – Preços da BRS vitória recuam pelo segundo mês consecutivo
Clique aqui para acessar a revista completa!
Outras informações sobre as pesquisas do Cepea a respeito do mercado de hortifrutícolas: https://www.hfbrasil.org.br/br/ e por meio da Comunicação do Cepea, com a pesquisadora Margarete Boteon: [email protected]
Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada – CEPEA-Esalq/USP









