OpenAI desativa sugestões que pareciam anúncios no ChatGPT 

Publicidade

Siga o Olhar Digital no Google Discover

OpenAI anunciou que desativou sugestões de aplicativos dentro do ChatGPT que estavam sendo confundidas com anúncios. A empresa reforça que não há publicidade ativa na plataforma, mas admite que a forma como algumas mensagens foram exibidas gerou ruído entre usuários, especialmente os assinantes pagos. As informações são do Tech Crunch.

Pessoa escrevendo pergunta no aplicativo do ChatGPT num celular
OpenAI desativou sugestões que pareciam anúncios no ChatGPT (Imagem: Yarrrrrbright/Shutterstock)

A polêmica começou quando assinantes relataram ter visto recomendações de marcas como Peloton e Target ao usar o ChatGPT. Segundo a empresa, a intenção era apenas testar formas de destacar aplicativos desenvolvidos na plataforma de apps do ChatGPT, lançada em outubro, e sem qualquer relação financeira com essas empresas. O vídeo a seguir mostra como os aplicativos se integram à inteligência artificial:

Alguns usuários, porém, reagiram com ceticismo, questionando a transparência da iniciativa. 

O chefe do ChatGPT, Nick Turley, reforçou nas redes sociais que os rumores sobre anúncios são infundados: 

“Não há testes de anúncios em andamento. Se algum print circulou, não é real ou não se trata de publicidade”, afirmou. 

OpenAI admite falha e promete ajustes 

O tom mudou quando Mark Chen, diretor de pesquisa da empresa, reconheceu que o problema vai além de mal-entendidos. Em uma postagem, Chen admitiu que a experiência passou a impressão de anúncio e que isso foi um erro. 

pessoa usando o Chat GPT em um laptop
Após críticas de assinantes, empresa reforça: não há testes de publicidade no ChatGPT
(Imagem: frimufilms/Freepik)

Entre as ações anunciadas pela OpenAI: 

  • Desativação imediata desse tipo de sugestão. 
  • Ajustes no modelo para aumentar a precisão. 
  • Desenvolvimento de novos controles para que usuários possam reduzir ou desativar recomendações. 

“Qualquer coisa que pareça um anúncio precisa ser tratada com cuidado — e não alcançamos esse padrão”, escreveu Chen. 

Leia mais:

Impacto interno e próximos passos 

A discussão ocorre em um momento de reorganização interna. Embora a chegada de Fidji Simo — ex-Instacart e Facebook — ao comando da área de Aplicações tenha alimentado expectativas de uma expansão no negócio de publicidade da OpenAI, essa prioridade pode estar sendo revista. 

sam altman
Memorando interno aponta “código vermelho” (Imagem: jamesonwu1972/Shutterstock)

Segundo o Wall Street Journal, um memorando recente do CEO Sam Altman declarou “código vermelho”, orientando a empresa a focar na melhoria da qualidade do ChatGPT. Outros projetos, incluindo iniciativas relacionadas a anúncios, teriam sido colocados em segundo plano. 

Olhar Digital

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade