O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse que a explosão de um carro no estacionamento do anexo 4 da Casa nesta quarta-feira (13) “deve ser apurada com a urgência necessária para o esclarecimento de todas as suas causas e circunstâncias”.
Lira também demonstrou “total repúdio a qualquer ato de violência”.
Em decisão publicada nesta noite, o deputado determinou suspensão de todas as atividades da Câmara dos Deputados até as 12h de quinta-feira (14), “incluindo sessões plenárias, reuniões de comissões e demais eventos programados”.
Segundo o presidente da Casa, as medidas buscam garantir a segurança de parlamentares, servidores, colaboradores e visitantes, bem como a integridade do patrimônio público.
Arthur Lira também determinou que os setores responsáveis realizem, “com a máxima urgência”, uma avaliação dos danos causados. O deputado também exigiu a implementação de medidas para restabelecer a segurança e a funcionalidade das instalações.
O presidente da Casa não estava no prédio no momento das explosões. Quem presidia a sessão era o deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados.
“Por determinação do presidente-em-exercício da Mesa, deputado Sóstenes Cavalcante, os trabalhos do plenário foram suspensos temporariamente, por medida de segurança, para garantir a integridade dos parlamentares e dos servidores da Casa. Em seguida, a sessão foi encerrada”, explicou Lira.
Leia a íntegra da nota:
A explosão de um carro em um estacionamento público próximo ao Anexo IV da Câmara dos Deputados deve ser apurada com a urgência necessária para esclarecimento de todas as suas causas e circunstâncias. Por determinação do presidente-em-exercício da Mesa, Deputado Sóstenes Cavalcante, os trabalhos do plenário foram suspensos temporariamente, por medida de segurança, para garantir a integridade dos parlamentares e dos servidores da Casa. Em seguida, a sessão foi encerrada. Reafirmo, veementemente, meu total repúdio a qualquer ato de violência
Arthur Lira