O deputado Jorge Goetten (Republicanos-SC) disse, nesta quarta-feira (13), em entrevista à CNN que conhecia desde a juventude o homem que morreu durante as explosões na Praça dos Três Poderes.
Francisco Wanderley Luiz, conhecido com “Tiu França”, teria ido até a Câmara hoje e avisou que estaria no gabinete de Goetten.
“Lamento muito o ocorrido. O França, a família dele, um amigo querido lá de Rio do Sul, a minha terra, desde a minha juventude que eu conheço ele e conheço a família dele”, afirmou Goetten.
“Família do bem e ele uma pessoa do bem também. Em 2020 foi candidato pelo PL a vereador”, prosseguiu.
Por volta das 19h30 houve uma explosão no carro de França no anexo 4 da Câmara. Posteriormente, ele tentou invadir o Supremo Tribunal Federal (STF) com explosivos. Ao não conseguir, morreu na porta da Suprema Corte após uma nova explosão.
De acordo com Goetten, França foi um empreendedor de sucesso em Santa Catarina na área de baladas. “Sempre foi um cara de vanguarda, um cara muito atualizado, antenado com as tendências do mercado. E ele dominou o cenário das noites em Rio do Sul por muito tempo”, prosseguiu.
“Senti ele desequilibrado emocionalmente”
O parlamentar afirmou que foi visitado por França por mais de uma vez em seu gabinete em 2023, mas sentiu ele “desequilibrado emocionalmente”.
“Fiquei muito contente com a visita dele. Mas senti ele, até comentei com colegas do gabinete, um tanto quanto alterado, com problema mental. Ele falou para mim com a separação e senti que isso abalou muito ele. Não era aquele amigo lá de Rio do Sul que eu conhecia”, prosseguiu.
“Eu não tinha essa intimidade do dia a dia com ele para ele explanar tanto sobre a separação da mulher dele. Era um casal muito unido. A mulher dele eu conhecia também. Uma pessoa do bem, de família, lá do Rio do Sul”, explicou.
“Familiares estão muito abalados”
De acordo com Goetten, os familiares de França estão muito abalados com a morte dele. O deputado acionou amigos em comum da cidade para fazer a comunicação na cidade.
“A informação que eu tenho dos familiares é muita surpresa. Eles estão muito abalados com o acontecimento”, disse Goetten.
O parlamentar disse que irá entrar em contato com a família de França em breve.
Mesa Diretora da Câmara: entenda como funciona a eleição dos membros