Na véspera do início da Cúpula de Líderes do G20, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá neste domingo (17) onze reuniões bilaterais, entre elas com expoentes para a direita brasileira como o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, e a primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni.
Em junho, Lula já havia se reunindo com o presidente turco às margens do G7, na Itália. Na ocasião, Erdogan pediu apoio ao petista para integrar o Brics, bloco de países originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. A conversa com o autocrata turco, há 20 anos no poder, está prevista para 17h30.
Já o encontro Giorgia Meloni será o terceiro dia, previsto para ocorrer às 12h10. Bolsonaristas buscam se aproximar da primeira-ministra italiana e construir uma aliança de direita internacional.
Todos as reuniões bilaterais têm previsão de 50 minutos e ocorrerão no Forte de Copacabana, próximo ao hotel onde o presidente está hospedado.
A primeira reunião bilateral do dia é com presidente da República da África do Sul, Cyril Ramaphosa. O país receberá a próxima edição do G20 em 2025.
Na sequência, Lula conversa com primeiro-ministro da Malásia, Anwar Ibrahim. O brasileiro ainda tem uma audiência com o príncipe Herdeiro de Abu Dhabi, Sheikh Khaled bin Mohamed bin Zayed Al Nahyan.
Ao longo do dia, Lula se reúne com os presidentes do Vietnã, Pham Minh Chinh; Angola, João Manuel Gonçalves Lourenço; do Egito, Abdel Fattah El-Sisi; da França, Emmanuel Macron; e da Bolívia, Luís Arce.
O presidente brasileiro também se encontra com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. O acordo entre Mercosul e União Europeia será um dos temas do encontro.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula se reúne com Erdogan, Meloni e outros nove líderes neste domingo no site CNN Brasil.