O ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, saiu em defesa da primeira-dama Janja Lula da Silva e elogiou o xingamento realizado por ela ao empresário Elon Musk.
“A verdade é que a @JanjaLula falou o que estava preso nas nossas gargantas. Esse é o sentimento sobre Elon Musk e sua interferência negativa na política internacional”, afirmou o ministro em uma publicação no X (antigo Twitter).
Durante uma palestra em um evento sobre desinformação no Cria G20, Janja estava discursando e quando foi atrapalhada por uma buzina de navio disse: “Alô, acho que é o Elon Musk. Eu não tenho medo de você, inclusive, fuck you Elon Musk.” O xingamento seria como “fod*-se você”, em português.
O post feito pelo ministro acontece após uma fala de Lula, que no sábado (16), mesmo dia em que Janja xingou Musk, afirmou que não é necessário ofender ou xingar ninguém. A declaração foi dada durante um evento da Aliança Global Contra a Fome, no Rio de Janeiro.
“Eu queria dizer para vocês que essa é uma campanha em que a gente não tem que ofender ninguém, não temos que xingar ninguém. Nós precisamos apenas indignar a sociedade, indignar as pessoas que conquistaram o direito de comer, que a gente tem que trazer junto essas pessoas que não tem para comer”, disse Lula.
Oposição reage
Após as declarações de Janja, a oposição ao governo Lula reagiu. A declaração municiou bolsonaristas nas redes sociais para fazer críticas à presidência brasileira do G20 e desviar a atenção do fórum internacional.
O deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) protocolou um pedido de convocação do ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, para prestar esclarecimentos a uma comissão da Câmara depois das falas de Janja.
Musk foi nomeado pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, para chefiar o Departamento de Eficiência Governamental.
Um dos pontos que o deputado utilizou para justificar a convocação de Vieira foi justamente o fato de Musk assumir um cargo de alto escalão no governo. Segundo Van Hattem, a relação do empresário com o Brasil pode ser “influenciada por declarações dessa natureza”.
Nas plataformas digitais, diversos representantes da direita acusaram Janja de criar uma crise diplomática com o futuro governo dos Estados Unidos.
“Já temos mais um incidente diplomático”, escreveu o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) escreveu: “Esse é o nível do governo Lula da Silva — com consequências diplomáticas”, disse.
Quando Donald Trump tomará posse como presidente dos Estados Unidos?