Por Steve Holland
WEST PALM BEACH, Flórida (Reuters) – A busca do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, por um secretário do Tesouro está se ampliando depois de ter perdido fôlego no fim de semana e, agora, ele analisa outros candidatos, disseram duas fontes familiarizadas com o tema nesta segunda-feira.
O banqueiro Howard Lutnick e o investidor Scott Bessent eram os principais candidatos para o cargo mais alto no Tesouro na nova administração Trump, informou a Reuters na semana passada.
No entanto, nenhum anúncio sobre o cargo foi feito e a equipe ampliou a busca, disseram duas fontes.
Entre os outros nomes sendo considerados estão o presidente-executivo da Apollo Global Management, Marc Rowan, segundo uma das fontes, e o ex-diretor do Kevin Warsh, de acordo com uma fonte separada com conhecimento do assunto, confirmando reportagens anteriores do New York Times e do Wall Street Journal.
Rowan e Warsh não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. Um porta-voz de Bessent se recusou a comentar. Um porta-voz de Lutnick também se recusou a comentar.
Não estava claro se algum dos candidatos já havia sido descartado ou se outros nomes podem ser incluídos na lista. Várias outras pessoas também têm sido especuladas para o cargo.
O papel de secretário do Tesouro é um dos cargos mais importantes no gabinete, responsável por supervisionar a política financeira e econômica do país. Por isso, é um dos papéis-chave acompanhados de perto por investidores globais e por Wall Street.
Até o domingo, Trump também estava considerando Lutnick para outro cargo econômico, possivelmente o de secretário de Comércio, disse à Reuters a fonte com conhecimento sobre o assunto, falando sob condição de anonimato.
Dois principais conselheiros de Trump, o CEO da Tesla (NASDAQ:), Elon Musk, e Robert F. Kennedy Jr., escolhido por Trump para liderar o Departamento de Saúde e Serviços Humanos, apoiaram Lutnick para o cargo, publicando mensagens de apoio nas redes sociais.
Musk não respondeu imediatamente a um email pedindo comentários além de sua publicação na plataforma X. Um porta-voz de Kennedy também não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.
A equipe de transição de Trump não respondeu de imediato a um pedido de comentário.