A Cúpula do G20 – agenda mais importante do bloco que reúne as maiores economias do globo – começa nesta segunda-feira (18), no Rio de Janeiro.
O evento é o ponto máximo de uma série de reuniões, debates e encontros realizados desde dezembro do ano passado, quando o Brasil assumiu a presidência rotativa do grupo.
O G20 no Brasil recebe 55 líderes de países e chefes de organizações.
A Cúpula se estende até esta terça, com mais de 270 agendas organizadas por movimentos sociais, grupos de engajamento, organismos internacionais, conselhos, universidades, governos, setor privado, dentre outros, do Brasil e do exterior.
Como presidente, o Brasil coordena a discussão de temas importantes para a economia global, como tributação de grandes fortunas, digitalização dos governos e ampliação da oferta de crédito em organismos internacionais.
A cerimônia de abertura da cúpula será marcada pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais nos esforços no combate à fome e à pobreza até 2030.
Durante a tarde, a discussão será restrita aos chefes de Estado, com a reforma da governança global em foco, tema central na presidência brasileira do G20.
A agenda tenta promover a modernização das instituições internacionais, como a Organização das Nações Unidas (ONU), Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Comércio (OMC).
O intuito das discussões é promover mudanças na governança internacional, tornando-a mais eficiente e com espaço para países emergentes.
Confira a programação prevista desta segunda (18) para a cúpula do G20
- 08h30 às 10h: Chegada dos líderes e recepção pelo Presidente da República e Primeira Dama
- 10h às 13h: Lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza
- 13h às 14h: Almoço de Trabalho
- 14h30 às 18h: Sessão 2 – Reforma da Governança Global
- 18h às 20h: Recepção Oficial do Presidente Lula e Primeira Dama para os Líderes