Contratos de concessão estão melhores, diz diretor-geral da ANTT ao CNN Money

Publicidade

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) observou uma melhoria significativa nos contratos de concessão, resultando em maior atratividade para investidores, disse Rafael Vitale, diretor-geral da agência, em entrevista ao CNN Money nesta terça-feira (19).

Entre os pontos de destaque, Vitale apontou os avanços recentes nos leilões de rodovias e ferrovias.

De acordo com o diretor-geral, a ANTT está vivenciando um momento de equilíbrio com o mercado, graças a contratos mais bem desenhados.

Nos últimos meses, houve um aumento notável na concorrência dos leilões, com participação de até quatro players em algumas disputas. Vitale atribui esse interesse crescente à estabilidade e previsibilidade oferecidas pela agência, fatores cruciais para atrair capital privado.

“O investidor não apenas olha a estruturação do projeto como se dá no dia zero a modelagem econômica e financeira, mas ele precisa ter confiança de que a agência reguladora vai atuar de forma assertiva e tempestiva durante os 30 anos de contrato de concessão”, pontuou.

Vitale também destacou uma mudança no perfil dos participantes dos leilões. Anteriormente dominados por construtoras e empreiteiras, agora incluem fundos de investimento, criando o que ele chama de “‘casamento perfeito” para prestação de serviço de qualidade.

Perspectivas para o setor ferroviário

No setor ferroviário, Vitale mencionou a intensificação da agenda para o próximo ano, com várias audiências públicas programadas. Entre os projetos destacados estão a renovação da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), o leilão do sistema FICO-FIOL e a conclusão prevista da Transordestina para 2027.

O diretor-geral também abordou as autorizações ferroviárias, explicando que a consolidação do arcabouço legal e regulatório está criando um cenário de maior estabilidade e previsibilidade para investimentos no setor.

Demanda por energia aumentará 25% até 2034, diz governo

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress