A Argentina entra em campo pela última vez no ano contra o Peru, nesta terça-feira, na partida que marca o também último jogo de Lionel Messi em 2024. Um dos maiores jogadores história, o argentino, de 37 anos, não tem mais jogos pelo Inter Miami depois da eliminação nos playoffs da MLS para o Atlanta United.
A partida contra o Peru será o 36º jogo de Messi no ano entre seleção e clube. Esse é o menor número de partidas do argentino desde 2006, quando fez 33. Comparando com anos anteriores, Messi fez oito jogos a mais em 2023, porém, voltando ainda mais, a queda é vertiginosa. Foram 51 partidas no ano de 2022 e 61 em 2021.
Lesões
Messi conviveu com lesões musculares em 2024 e perdeu partidas em fevereiro, abril e maio. Porém, o grande problema enfrentado pelo jogador foi sua lesão na final da Copa América contra a Colômbia. O argentino, ainda no primeiro tempo, torceu o tornozelo ao tentar um cruzamento. Messi ainda continuou na partida até o segundo tempo, quando foi substituído e chorou muito no banco de reservas.
Lionel Messi só voltou aos gramados dois meses depois, em setembro, na vitória por 3 a1 contra o Philadelphia Union. O craque ainda marcou dois gols em seu retorno.
Pré-temporada deficiente
Um fator que pode ter sido determinante para as lesões musculares de Messi foi a pré-temporada do Inter Miami. O clube americano optou por fazer uma verdadeira tour mundial com seu elenco estrelado.
Messi foi abertamente crítico dessas sucessivas viagens. O argentino fez jogos no Japão e na Arábia Saudita, mas também viajou com o elenco para Hong Kong.