Presidente da China pede ajuda a chanceler da Alemanha para resolver tarifas da UE sobre veículos elétricos chineses Por Reuters

Publicidade

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O presidente da China, Xi Jinping, disse ao chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, nesta terça-feira que espera que a Alemanha possa ajudar a Europa e a China a resolver a questão das tarifas sobre os veículos elétricos chineses o mais rápido possível, informou a televisão estatal chinesa CCTV.

Em uma reunião paralela à cúpula do Grupo dos 20, no Rio de Janeiro, Xi disse que a China está pronta para trabalhar com a Alemanha para consolidar uma parceria estratégica global, antes de trazer à tona as tarifas da União Europeia sobre os veículos elétricos fabricados na China, uma questão controversa importante na relação UE-China, que aumentou as perspectivas de uma guerra comercial entre Pequim e o bloco.

“Espera-se que a Europa e a China resolvam a questão dos veículos elétricos por meio do diálogo e da negociação o mais rápido possível, e o lado alemão está disposto a fazer esforços ativos nesse sentido”, disse Xi, de acordo com uma leitura da agência de notícias estatal chinesa Xinhua.

© Reuters. Presidente da China, Xi Jinping, ao lado do chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, durante reunião de cúpula do G20, no Rio de Janeiro
18/11/2024 REUTERS/Ricardo Moraes

Xi está em uma viagem pela América do Sul que começou com sua participação no fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico em Lima, onde inaugurou um porto no Pacífico financiado pela China.

Após a conclusão da cúpula do G20 nesta terça-feira, ele embarcará em uma visita de Estado a Brasília, onde deverá se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e assinar vários acordos de cooperação.

(Reportagem de Eduardo Baptista e Andreas Rinke, no Rio de Janeiro)

Notícias sobre Economia

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress