O sexto teste de voo da Starship está previsto para ser realizado a partir da instalação Starbase da SpaceX no Texas nesta terça-feira (19), às 19h (horário de Brasília). A SpaceX iniciará uma transmissão ao vivo (assista abaixo) cerca de 30 minutos antes do lançamento.
Não há tripulação a bordo. E, como todos os testes de voo para esta nave espacial em desenvolvimento, o sucesso não é garantido.
A previsão é de que, após o lançamento, o propulsor Super Heavy será acionado por quase três minutos antes de se separar da nave espacial, que, em seguida, acionará seus próprios motores.
A SpaceX espera conseguir, mais uma vez, fazer o propulsor Super Heavy pousar de volta com sucesso no seu local de lançamento no sul do Texas.
No final de sua trajetória de voo, a espaçonave voltará à atmosfera da Terra e tentará fazer um pouso de prática controlado sobre o Oceano Índico.
Ou seja, “os objetivos do voo de número seis incluem o propulsor retornar novamente ao local de lançamento para captura, reacender um motor Raptor da nave enquanto estiver no espaço e testar um conjunto de experimentos de escudo térmico e mudanças de manobra para reentrada e descida da nave sobre o Oceano Índico”, como informa a SpaceX.
O teste deverá ser acompanhado presencialmente pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, como divulgado mais cedo nesta terça.
O primeiro teste, em abril de 2023 liberou a plataforma de lançamento antes de explodir, momentos depois. Mas o quinto e último teste, em outubro, viu o propulsor de foguete Super Heavy pousar com segurança nos braços da torre de lançamento da SpaceX, chamada Mechazilla.
A nave espacial Starship também sobreviveu ao voo completo e praticou uma manobra de pouso no Oceano Índico.
Assista à transmissão ao vivo do sexto teste da Starship
Watch Starship’s sixth flight test → https://t.co/oIFc3u9laE https://t.co/acpdO2brbP
— SpaceX (@SpaceX) November 16, 2024
*Com informações da CNN internacional
Este conteúdo foi originalmente publicado em Space X realiza 6º teste de voo da Starship nos EUA; acompanhe no site CNN Brasil.