A Força Aérea Brasileira (FAB) lançará uma sonda ao espaço no dia 29 de novembro, a partir do Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), em Parnamirim, no Rio Grande do Norte.
O lançamento faz parte do início da Operação Potiguar iniciada nessa segunda-feira (18). O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira (20).
O equipamento que será enviado é um foguete de sondagem modelo VS30 V15, de oito metros de comprimento e quase uma tonelada de combustível sólido. O objetivo é treinar os técnicos do CLBI e verificar aparelhos e processos envolvidos na iniciativa.
Segundo a FAB, neste momento, não haverá qualquer experimento embarcado no veículo. Veja um vídeo abaixo da preparação para o lançamento no próximo dia 29.
O CLBI foca em monitorar e acompanhar foguetes e satélites em voo, a partir da coleta de dados da trajetória, desempenho e funcionamento dos veículos.
Na segunda fase da ação, prevista para o segundo semestre de 2025, o Centro usará um foguete do mesmo modelo para qualificar o sistema de recuperação da parte superior do veículo, conhecida como Plataforma Suborbital de Microgravidade (PSM).
No fim da Operação Potiguar, a FAB afirma que o Brasil deve conquistar maior autonomia em lançamentos de veículos suborbitais. O país terá a capacidade de lançar um experimento, coletar os dados e recuperar a carga útil enviada ao espaço.
Foguete de Sondagem
O VS 30 é um foguete de sondagem monoestágio, não-guiado e lançado por meio de um trilho, segundo a Força Aérea Brasileira.
O equipamento foi projetado pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE) da FAB. Veja os detalhes da sonda abaixo.
- Comprimento: 7,911 metros
- Peso total: 1,5 tonelada
- Peso da carga útil: 278,46 kg
- Velocidade máxima: 6 mil km/h
- Tempo total de voo: 6 minutos e 20 segundos
- Altitude máxima (apogeu): até 154,9 km
- Combustível: propelente sólido (900 kg)
Centro de Lançamento da Barreira do Inferno
O CLBI é integrado ao Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e foi criado em 1965, mesmo ano em que foi lançado o primeiro foguete a partir de Parnamirim.
Até hoje, mais de três mil lançamentos ocorreram nas plataformas do Centro, divididos em 717 operações.
Com a Operação Potiguar, a FAB tem o objetivo de reativar a operação de foguetes suborbitais no Rio Grande do Norte e amplia a capacidade de atendimento das demandas por lançamentos.