A sustentabilidade aliada a tendência e a moda foi tema do painel “Sustentabilidade e Tendência ESG na Moda – Moldando o Futuro da Indústria de Vestuário” durante a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP29), realizada em Baku, capital do Azerbaijão, entre 11 e 22 de novembro.
Para debater a temática, o diretor Técnico do Serviço de Apoio das Micro e Pequenas Empresas em Mato Grosso (Sebrae/MT), André Schelini, enfatizou que a moda é um setor de impacto significativo, tanto na economia global quanto nas cadeias produtivas locais e que a adoção das práticas ESG (ambientais, sociais e de governança) não são apenas uma tendência, mas uma transformação essencial para o futuro sustentável da moda.
Schelini destacou as ações da entidade, junto ao grupo das Lojas Renner, que desde 2016 mantém parceria no “Programa Conexões Corporativas”, com o foco de promover a sustentabilidade na cadeia produtiva e entre grandes empresas e pequenos fornecedores. Para o diretor, a política de ESG das Lojas Renner é um modelo que se pode replicar.
Dentre as ações de sustentabilidade ambiental, destaca-se o uso de materiais reciclados, projetos de economia circular e redução de emissões. Já no conceito de Impacto social, há priorização de investimentos em comunidades locais, geração de empregos e qualificação de mão de obra.
“A transparência e ética, que são valores da governança, reflete a importância de construir relações justas e de confiança com fornecedores e stakeholders. Tenho visto como essas práticas têm motivado pequenos negócios a adotar modelos mais sustentáveis e inovadores, gerando um impacto positivo em toda a cadeia produtiva. Sugestão de frase-chave: A jornada ESG da Renner é um exemplo de como grandes empresas podem ser líderes e impulsionadoras de transformação em suas comunidades e cadeias de valor”, pontua o diretor Técnico, André Schelini.
Futuro
O Sebrae/MT acredita que o futuro da moda passa pela integração de práticas sustentáveis e pela conexão genuína entre grandes empresas e pequenos negócios.
“Acredito que tendências globais de sustentabilidade na moda estão moldando o comportamento dos consumidores e exigindo transformações profundas no mercado. Reforço que parcerias como a do Sebrae com a Renner são essenciais para construir um futuro sustentável para o setor. Eu acredito que o futuro da moda será moldado por aqueles que entendem que sustentabilidade não é custo, mas investimento em impacto positivo e relevância no mercado”, finalizou Schelini.