Às vésperas de datas fundamentais para o comércio, a Americanas fechou no início de outubro um centro de distribuição localizado em Osasco, na região metropolitana da cidade de São Paulo.
O prédio localizado na Rua Henry Ford, 643, foi visto recentemente sendo pintado de branco e sem o letreiro da empresa.
A Americanas disse à CNN que o fechamento do centro de distribuição faz parte da estratégia de reestruturação da empresa, que busca consolidar uma operação mais ágil, rentável e eficiente.
Ainda que esteja com um centro de distribuição a menos às vésperas do Natal e da Black Friday, período de forte movimento no varejo, a Americanas afirma que “a movimentação não tem impacto no abastecimento e entrega aos consumidores, que poderão continuar adquirindo produtos e serviços disponíveis em diversas lojas da Americanas e também no site e app da marca”.
Segundo a varejista, os colaboradores do local foram transferidos ao centro de distribuição de Itapevi (SP).
A empresa conta que está mapeando pontos que não são tão rentáveis para a operação, e buscando investir onde ainda tem oportunidade de crescimento, como no Nordeste.
Apesar do lucro de R$ 10 bilhões registrado no 3º trimestre, a Americanas segue enfrentando um processo de recuperação judicial, após a fraude deflagrada em janeiro de 2023.
De acordo com a investigação realizada na empresa, os ex-diretores da Americanas vinham forjando contratos para mascarar os resultados da varejista.