O corregedor-geral da Justiça de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, e o corregedor eleito para o biênio 2025/2026, desembargador José Luiz Leite Lindote, estão participando da 94ª edição do Encontro Nacional de Corregedoras e Corregedores-Gerais de Justiça do Brasil (ENCOGE) e do 6º Fórum Nacional Fundiário.
A abertura dos eventos ocorreu na quarta-feira (20), no Teatro Amazonas, em Manaus, e as atividades se estendem até sexta-feira (22). A organização é conduzida pelo Colégio Permanente de Corregedoras e Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE), Fórum Nacional Fundiário, Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) e Corregedoria-Geral de Justiça do Amazonas (CGJ/AM).
Na cerimônia de abertura, o desembargador José Luiz Leite Lindote foi agraciado com a Medalha de Honra ao Mérito Desembargador Décio Erpen. A honraria foi criada em 2010 pelo CCOGE para homenagear personalidades que contribuem para o aprimoramento da prestação jurisdicional, atuando em prol da Justiça. Nesta edição, em Manaus, 14 personalidades foram agraciadas.
Além dos corregedores, a delegação mato-grossense conta com a participação das juízas auxiliares Christiane da Costa Marques Neves e Cristiane Padim da Silva, bem como das servidoras Kelly Assumpção, Letícia Ourives e Dioneia Herane, integrantes da Corregedoria-Geral da Justiça do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (CGJ-TJMT).
Os encontros têm como temas centrais a promoção de direitos fundamentais, a gestão de questões fundiárias e ambientais e o fortalecimento das corregedorias no sistema judiciário. Entre as autoridades presentes na abertura, estiveram o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Teodoro Silva Santos; o governador do Amazonas, Wilson Lima; e o ex-ministro Aldo Rebelo.
#Paratodosverem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: foto colorida da mesa de honra da solenidade de abertura do evento. Foto 2: corregedor eleito com a medalha recebida. Foto 3: corregedor Juvenal Pereira na mesa de honra.
Alcione dos Anjos (Com Assessoria TJMA)
Assessoria de Comunicação da CGJ-TJMT