O governador do Paraná e presidente do Consórcio Integrado do Sul e Sudeste (Cosud), Ratinho Júnior (PSD), falou à CNN sobre os pontos que serão divulgados no sábado (23) no documento elaborado pelos líderes estaduais.
“Na Carta de Florianópolis que vamos anunciar, já iremos contratar o estudo para a criação de um banco de fomento na área de sustentabilidade para atender os sete estados do consórcio, justamente para incentivar políticas, indústrias e questões de energias renováveis, tudo através do banco de fomento na área verde”, explica Ratinho Júnior.
O governador pontuou ainda que, na edição deste ano, o Cosud “passa a ter maior efetividade” pela formalização de um registro CNPJ que facilita os processos licitatórios e a compra de equipamentos em parceria entre os estados.
O governador do Paraná preside o consórcio que inclui outros seis estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio Grande do Sul.
O encontro entre os líderes discute temas pertinentes às duas regiões, como as mudanças climáticas.
A preocupação ambiental é um dos principais temas debatidos na edição deste ano.
Os governadores assinaram o termo de cooperação técnica para atuação em eventos climáticos e, na Carta de Florianópolis, documento final que vai reunir as pautas debatidas e será divulgado no sábado, os líderes também divulgarão o plano de ações para enfrentamento aos eventos climáticos.