Temporais começam a impactar o Brasil central já partir deste sábado (23). De acordo com o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller, atenção redobrada para a Bahia, especialmente em Salvador e Porto Seguro, por conta da formação de um ciclone. “O fenômeno é raro na Região Nordeste”, conta.
“Pode-se esperar queda de granizo e intensas rajadas de vento que devem ultrapassar os 50 km/h a partir de amanhã [sábado] na Bahia. O alerta de impacto do ciclone vale, também, para o centro-norte de Minas Gerais”.
Assim, segundo ele, partes do território baiano e mineiro (conforme imagens em verde no mapa do vídeo acima) tendem a receber cerca de 100 mm a 150 mm de chuva em 24 horas, volume que pode causar diversos transtornos, como alagamentos.
Chuva e frente fria em outras áreas
Há previsão de temporais também para o Norte e Centro-Oeste para todo o final de semana. Assim, as precipitações que se elevam na faixa norte do mapa, reduzem no Sul, mas, de acordo com Müller, isso deve durar pouco.
Isso porque na semana que vem, uma frente fria avança no pé do mapa, levando chuvas a partir de quarta-feira (27) para todo o estado do Rio Grande do Sul, leste e oeste do Paraná e leste de Santa Catarina.
O meteorologista sinaliza que a chuva deve retornar para Mato Grosso do Sul na semana que vem com volumes entre 50 mm e 80 mm. “Já em Mato Grosso e Goiás a chuva não para”.