Uma criança de 6 anos, autista, morreu após ser espancada pelo irmão mais velho, de 19 anos, que também é portador de Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), na última quarta-feira (20), no bairro Benedito Bentes, em Maceió (AL).
A Polícia Militar foi acionada por profissionais de saúde da UPA do Benedito Bentes. A mãe da criança, em depoimento à polícia, relatou que seu filho mais velho havia agredido o irmão mais novo durante um surto.
A delegada Taciana Ribeiro confirmou à CNN o ocorrido, alegando que a mãe da criança foi até a casa da vizinha, quando o jovem entrou em surto e acabou espancando o irmão mais novo. A mulher levou o menino ao posto, mas ele não resistiu.
Segundo a mãe, a família enfrentava diversas dificuldades devido ao autismo dos filhos, a mulher possuía 6 filhos, deles, 5 eram autistas.
O jovem de 19 anos que espancou o irmão mais novo portava um autismo mais elevado, apresentando comportamentos violentos e imprevisíveis, quebrando objetos dentro de casa e agredindo os familiares. De acordo com a Polícia Civil, ele não pôde ser interrogado e nem participar da audiência de custódia, por não conseguir responder as perguntas, devido ao autismo não verbal e o grau de suporte severo.
A justiça determinou a internação provisória do jovem, ele foi preso em flagrante e encaminhado para o Hospital Psiquiátrico de Maceió, onde permanece internado.
A Polícia Civil continua investigando o caso.