Estrela do atletismo, queniana é suspensa por seis anos após cair no doping

Publicidade

Corredora de cross country, a queniana Emmaculate Anyango foi suspensa por seis anos após cair no teste antidoping por uso de testosterona e do hormônio estimulador do sangue eritropoietina (EPO).

A pesada punição foi anunciada, nesta sexta-feira (22), pela Unidade de Integridade do Atletismo (AIU, na sigla original).

Anyango, de 24 anos, se tornou a segunda mulher na história a completar uma corrida de 10km abaixo da marca de 29 minutos (28:57), em Valência, na Espanha, em janeiro. Ela já estava suspensa preventivamente desde o mês passado.

O que Anyango alega?

De acordo com a AIU, Anyango alegou em setembro que não sabia como a EPO e metabólitos da testosterona haviam sido encontrados em seu organismo, mas admitiu que recebeu injeções durante um tratamento em diferentes hospitais, após ter desmaiado.

Ela disse que não tomou ou injetou deliberadamente nenhuma substância proibida, mas a AIU não ficou satisfeita com sua explicação e acusou-a de violação das regras antidoping.

Por que a suspensão de Anyango foi tão longa?

A AIU acrescentou que Anyango não respondeu à acusação antes do prazo final de 1º de novembro, o que tirou seu direito a uma audiência de defesa.

Isso e o fato de múltiplas amostras darem positivo para substâncias proibidas acabaram por levar a uma suspensão mais longa.

A punição teve início oficialmente em 26 de setembro e todos os resultados dela desde 3 de fevereiro foram cancelados.

Anyango terminou em quarto lugar na Copa do Mundo de Cross Country 2024, em março passado, na Sérvia, quando o time de Quênia ganhou a medalha de ouro.

Esportes – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress