Um novo levantamento sobre os hábitos de leitura dos brasileiros trouxe dados alarmantes sobre a situação em Mato Grosso.
A 6ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil, realizada pelo Instituto Pró-Livroposicionou o estado como o segundo com menor índice de leitores do país, superado apenas pelo Rio Grande do Norte.
Com apenas 36% da população declarando ter lido pelo menos parte de um livro nos últimos três meses, Mato Grosso se encontra abaixo de estados como Piauí, Paraíba, Sergipe, Alagoas e Amazonas.
Em contrapartida, estados como Ceará, Paraná e Santa Catarina lideram o ranking nacional em termos de hábito de leitura.
A pesquisa revela um cenário ainda mais preocupante ao mostrar uma queda de quase 7 milhões de leitores nos últimos quatro anos em todo o Brasil.
Pela primeira vez na série histórica, a maioria da população brasileira (53%) declarou não ter lido nenhum livro nos últimos três meses.
Fatores que contribuem para a queda na leitura em Mato Grosso:
- Aumento do consumo de conteúdos digitais: A proliferação de dispositivos móveis e o acesso à internet têm alterado os hábitos de consumo de informação, com um maior foco em conteúdos audiovisuais e redes sociais.
- Dificuldades de acesso a livros: O alto custo dos livros, a falta de bibliotecas públicas e a desigualdade social são alguns dos fatores que dificultam o acesso à leitura para grande parte da população.
- Redução do investimento em políticas públicas para a leitura: A falta de políticas públicas que incentivem a leitura e o desenvolvimento de projetos culturais também contribui para a queda nos índices.
O que é analfabetismo funcional?
O analfabetismo funcional é a condição de quem, apesar de saber ler e escrever, não consegue compreender plenamente textos e informações mais complexas.
Ou seja, essa pessoa tem dificuldades em interpretar o que lê, em usar a escrita para se expressar de forma clara e eficiente e em realizar cálculos simples.
Em resumo, o analfabeto funcional não consegue utilizar a leitura e a escrita como ferramentas para o seu desenvolvimento pessoal e social.
Quais as causas do analfabetismo funcional?
- Qualidade da educação básica: Uma educação de baixa qualidade, com falta de recursos e professores qualificados, pode levar ao desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita insuficientes.
- Desigualdade social: Pessoas de baixa renda, com menor acesso à educação e a materiais de leitura, têm maior probabilidade de serem analfabetas funcionais.
- Mudanças tecnológicas: A rápida evolução da tecnologia e o uso cada vez mais intenso de dispositivos digitais podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita mais superficiais.
- Falta de hábito de leitura: A falta de incentivo à leitura desde a infância pode levar ao desenvolvimento de um hábito de leitura insuficiente.
Quais as consequências do analfabetismo funcional?
- Dificuldades no mercado de trabalho: O analfabeto funcional tem mais dificuldades em encontrar e manter um emprego, pois muitas atividades exigem habilidades de leitura e escrita.
- Limitação do desenvolvimento pessoal: A dificuldade em compreender informações complexas limita o desenvolvimento pessoal e profissional, dificultando o acesso a novas oportunidades.
- Dificuldade em participar da vida social: O analfabeto funcional pode ter dificuldades em participar de atividades sociais que exigem a compreensão de textos e informações.
- Cidadania limitada: A dificuldade em compreender informações sobre seus direitos e deveres limita a participação do indivíduo na vida política e social.
O analfabetismo funcional é um problema complexo que exige a atuação de diversos setores da sociedade. É fundamental que governos, escolas, empresas e sociedade civil trabalhem em conjunto para promover a alfabetização e o desenvolvimento de habilidades de leitura e escrita para todos.