O Coritiba se despediu da Série B com uma derrota sofrível para o Botafogo-SP por 3 a 1, nesta sexta-feira (22), no Couto Pereira. Apenas para cumprir tabela, o jogo registrou o pior público da temporada alviverde, com 3.927 pagantes.
O clima no Alto da Glória foi de melancolia. Com o estádio esvaziado, os poucos torcedores que compareceram se manifestaram com indignação ao péssimo desempenho na temporada. Durante o jogo, a cada erro do Alviverde, a torcida vaiava ou aplaudia ironicamente.
A organizada Império Alviverde fez um protesto silencioso na partida e entrou na arquibancada sem faixas, sem bateria e sem bandeiras. Dentro de campo, mais uma vez o Coxa apresentou um futebol pobre e parecia jogar fora de casa, pressionado pelo Botafogo-SP.
- O Coritiba fica na 11ª colocação, com 50 pontos, e ainda pode ser ultrapassado pelo Amazonas, fechando a Série B em 12º.
- O Botafogo-SP vai para a 14ª posição, com 45 pontos, mas também pode ser ultrapassado até o fim da rodada, neste domingo (24).
- O Coxa encerra a campanha na Segunda Divisão com a pior campanha da história.
O interino Guilherme Bossle voltou a utilizar alguns jovens reservas do Coxa, como fez na derrota para a Chapecoense, e a novidade foi Henrique Melo, da base. Ainda assim, optou pelos retornos de Jamerson, Matheus Frizzo e Júnior Brumado, figuras já marcadas na temporada.
Aos 27 minutos, Walisson abriu o placar para o Botafogo-SP, depois que o goleiro Benassi bateu mal o tiro de meta. Com o gol do adversário, a torcida coxa-branca ironicamente aplaudiu.
Aos 41 minutos, o time de Ribeirão Preto ampliou o placar. João Victor chutou de longe, a bola desviou, deixando o goleiro Benassi sem chances. Com o gol, a torcida se revoltou ainda mais. No intervalo, mais uma vez, vaias e gritos contra o time maracaram a saída dos jogadores.
No segundo tempo, as coisas ficaram ainda mais difíceis para o Coritiba. O interino Guila Bossle até tentou organizar o meio de campo, mas nada foi efetivo. Aos sete minutos, Bruno Marques marcou o terceiro do Botafogo-SP.
Aos 14 minutos, Vini Paulista descontou para o Alviverde. A torcida, já cansada do ano ruim, até comemorou, mas logo aproveitou para gritar “vamos subir, Coxa”, de forma irônica, já que o time não tem mais chances desde a 35ª rodada.
Com a derrota, o Coritiba estacionou no 50 pontos e encerrou a competição com a pior campanha da história do time na Série B, na 10ª colocação, podendo ainda ser ultrapassado. Antes, a marca negativa havia sido atingida em 2018, quando encerrou a Segundona com 52 pontos, na 10ª colocação.
Veja as fotos de Coritiba x Botafogo-SP
+ Confira a tabela completa da Série B do Brasileirão
FICHA TÉCNICA
Campeonato Brasileiro – Série B 2024
38ª rodada – 22/11/2024
Coritiba 1 x 3 Botafogo-SP
Coritiba: Benassi; Jhonny (Felipe Guimarães), Thalisson, Bruno Melo e Rodrigo Gelado; Geovane Meurer (Vini Paulista), Henrique Melo (Zé Gabriel) e Josué; Matheus Frizzo (Sebastián Gómez), Lucas Ronier e Júnior Brumado (Brandão).
Técnico: Guilherme Bossle.
Botafogo-SP: Victor Souza; Ericson, Raphael e Walisson; Jean Victor, Sabit, Bochecha e Toró; Douglas Baggio, Alexandre Jesus e Bruno Marques.
Técnico: Márcio Zanardi.
Local: Couto Pereira, em Curitiba.
Gols: Walisson 27′ do 1º T, Jean Victor 41′ do 1º T, Bruno Marques, aos 7′ do 2ºT (BOT); Vini Paulista, aos 14′ do 2ºT (CFC).
Público: 3.927 pagantes. 5.247 total.
Renda: R$49.780
Cartões amarelos: Bruno Melo, Jhonny (CFC); Walisson (BOT).
Árbitro: Julio Cesar Pfleger (SC).
Assistentes: Gizeli Casaril (SC) e Luciane Rodrigues dos Santos (SC).
VAR: Rodrigo Batista Raposo (DF).