Serviços públicos dos EUA aumentam planos de investimentos para atender à demanda de setores que consomem muita energia

Publicidade

22 de novembro (Reuters) – Espera-se que as principais concessionárias de serviços públicos dos EUA gastem muito na atualização de suas linhas e redes elétricas nos próximos cinco anos para atender aos setores que mais consomem energia, embora especialistas se preocupem que seus planos de aumentar drasticamente as tarifas para compensar os custos mais altos possam enfrentar obstáculos regulatórios.

Nas últimas semanas, cerca de nove concessionárias de serviços públicos aumentaram sua previsão de despesas de capital em 22%, em média, para os três anos a partir de 2025, já que esperam uma demanda insaciável de data centers focados em IA e veículos elétricos movidos a bateria.

Uma análise da Reuters mostrou que quatro dessas concessionárias aumentaram seus gastos de capital em níveis recordes.

Evergy (EVRG.O), uma empresa de serviços públicos que atende os estados do Kansas e do Missouri, aumentou seu plano de investimento contínuo de cinco anos em US$ 3,7 bilhões, em sua maior revisão desde 2018, com um aumento de 29,6%.

A American Electric Power, que atende 11 estados e quase cinco milhões de pessoas, revisou seu plano em até US$ 54 bilhões — um aumento de 25,6% e o maior desde 2016.

Os grandes aumentos nos gastos de capital, impulsionados pela previsão otimista de demanda por energia, são bastante novos para o setor, disseram especialistas do setor.

Eles também observaram que as concessionárias de serviços públicos, cujo programa de capital não depende muito de casos de tarifas, provavelmente terão uma vantagem.

Os investidores olharão mais favoravelmente para as concessionárias que não têm nenhum caso de tarifa agendado para o ano que vem, pois isso minimiza a incerteza relacionada ao seu programa de capital, disse Nicholas Campanella, chefe de pesquisa de energia e concessionárias dos EUA no Barclays.

“Você tem muito em jogo nesses resultados de casos de taxas. Se você tomar uma decisão ruim, terá que cortar o CapEx – terá que repriorizar onde está investindo os dólares e, obviamente, as ações cairão”, acrescentou Campanella.

As concessionárias de serviços públicos geralmente complementam seus planos de capital cobrando mais dos clientes pelo fornecimento de energia.

Do início de 2023 até agosto de 2024, os reguladores aprovaram 58% dos pedidos de aumento de tarifas por parte das concessionárias de serviços públicos, disse a Administração de Informação de Energia dos EUA.

Apesar do excesso de juros, alguns especialistas ainda esperam que o crescimento agressivo nos gastos de capital continue.

“Acho que ainda tem que dobrar. Então, se você pensar nos próximos cinco a dez anos, provavelmente verá esse tipo de taxa de crescimento ou algo parecido”, disse Chris Ellinghaus, analista da Siebert Williams Shank.

O crescimento dos gastos de capital não será limitado apenas ao setor de serviços públicos. Analistas do Goldman Sachs veem o investimento em data centers e equipamentos de hardware levando a uma recuperação no crescimento geral dos gastos de capital nos EUA no ano que vem.

AF News

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress