O setor de tecnologia liderava os ganhos na Europa nesta sexta-feira (22), com o principal índice acionário do continente a caminho de seu primeiro avanço semanal em cinco semanas, uma vez que a pressão recente devido às tensões geopolíticas diminuía, mas o clima ainda estava sombrio após dados econômicos desanimadores.
O índice STOXX 600 subia 0,4%, a 504,53 pontos, e caminhava para seu segundo dia consecutivo de ganhos.
O índice perdeu mais de 4% nas últimas quatro semanas devido a uma combinação de fatores, incluindo o aumento da incerteza sobre o conflito entre Ucrânia e Rússia, as prováveis implicações econômicas das tarifas propostas pelo presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, e problemas relacionados ao crescimento doméstico.
O STOXX 600 subiu cerca de 5% no ano, ficando muito aquém do salto de quase 25% do S&P 500, nos EUA.
“A perspectiva para a Europa, em comparação com a dos EUA, é na verdade bastante sombria”, disse Stefan Koopman, economista sênior de mercado do Rabobank, citando perspectivas ruins de exportação e demanda industrial.
Dados mostraram que a atividade empresarial da zona do euro deu uma guinada acentuada para baixo neste mês, devido às contrações no setor de serviços e ao fato de o setor industrial ter se aprofundado na recessão.
Além das preocupações, a economia da Alemanha cresceu menos do que o estimado anteriormente no terceiro trimestre, e o país deverá ter o pior desempenho entre os membros do G7 este ano.
Enquanto isso, o índice de tecnologia subia 0,5%, atingindo a máxima de uma semana, impulsionado por ações de chips. O setor fechou em alta na quinta-feira devido à confiança no boom de IA, apesar da decepção dos investidores com a previsão de receita da Nvidia.