Um homem de 53 anos, suspeito de liderar uma facção criminosa, morreu após reagir a uma abordagem policial na cidade de Sorocaba (SP) na manhã desta quinta-feira (21).
Os policiais militares foram acionados pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado de São Paulo (Gaeco) para cumprir um mandado de prisão por sentença condenatória pela prática de homicídio.
Segundo a Secretaria de Segurança Pública, o suspeito foi localizado enquanto conduzia um veículo. Durante a abordagem, ele reagiu e apontou uma arma para os policiais, que intervieram na situação. Assim que o suspeito foi alvejado pelos disparos, ele foi socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.
O suspeito era integrante de uma organização criminosa, a qual ele exercia função na alta cúpula da facção, de acordo com o Ministério Público de São Paulo. Ele era procurado pela Justiça pelo crime de homicídio.
Uma pistola israelense calibre 9 mm com 26 munições e um carregador foram apreendidos e encaminhados para perícia. Além disso, as armas utilizadas pelos agentes também foram recolhidas.
O caso foi registrado como morte decorrente de intervenção policial e tentativa de homicídio no plantão policial da cidade.