Atual campeã, a Itália avançou para a final da Copa Davis após uma vitória de 2 a 0 sobre a Austrália neste sábado (23), quando Jannik Sinner derrotou Alex de Minaur em dois sets, após a vitória de Matteo Berrettini sobre Thanasi Kokkinakis.
Uma repetição da final do ano passado terminou com o mesmo resultado e com o número 1 do mundo, Sinner, novamente derrotando de Minaur, enviando a Itália para a final deste domingo (24), quando enfrentará a Holanda, que chegou à decisão pela primeira vez.
Berrettini perdeu o set de abertura em um tiebreak antes de fazer 2 a 1 (6-7(6) 6-3 7-5) e abrir 1 a 0 na disputa para a Itália, que, além do título da Copa Davis no ano passado, foi campeã mundial em 1976.
Sinner quebrou cedo para assumir a liderança por 2-0 no set de abertura e, embora de Minaur tenha devolvido, a segunda quebra de Sinner foi decisiva para fazer 6-3. O segundo set foi com saque nos primeiros oito games, com o australiano dando o melhor de si, mas Sinner finalmente conseguiu a quebra para liderar por 5-4 e sacar para garantir a vitória por 6-4.