O CEO da Saint-Gobain na América Latina, Javier Gimeno, explicou em entrevista à CNN a estratégia da companhia para expandir seus negócios no Brasil enquanto persegue a meta de zerar suas emissões de carbono até 2050.
“Este é o grande desafio: como fazer ser compatível uma estratégia de crescimento rentável vigorosa com essa meta de descarbonização no horizonte? A Saint-Gobain está crescendo no Brasil e quer crescer ainda mais”.
CEO da Saint-Gobain na América Latina, Javier Gimeno
Conciliar as frentes é o desafio da Saint-Gobain — e das empresas que fazem parte do setor de construção global, cuja demanda de energia e emissões representam mais de um quinto das emissões globais, segundo relatório divulgado pela Organização Nações Unidas (ONU).
Segundo Gimeno, a companhia trabalha este desafio em três eixos:
- Eletrificar todos os processos passíveis de eletrificação
- Desenvolver processos alternativos àqueles não passíveis de eletrificação
- Utilizar fontes limpas em processos não sujeitos à eletrificação
Sobre o terceiro eixo, o executivo explica que a ideia é utilizar fontes como a biomassa e o biometano em processos que demandam potência calorífica acima do que a eletricidade pode prover.
A decisão pela substituição ou não considera os custos envolvidos na obtenção destas fontes.
“Esse processo de substituição é gradativo, porque muitas vezes traz consigo uma redução da competitividade, com altos custos”, completou o CEO.
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