CEO da Saint-Gobain explica à CNN estratégia para expandir operações enquanto reduz emissões

Publicidade

O CEO da Saint-Gobain na América Latina, Javier Gimeno, explicou em entrevista à CNN a estratégia da companhia para expandir seus negócios no Brasil enquanto persegue a meta de zerar suas emissões de carbono até 2050.

“Este é o grande desafio: como fazer ser compatível uma estratégia de crescimento rentável vigorosa com essa meta de descarbonização no horizonte? A Saint-Gobain está crescendo no Brasil e quer crescer ainda mais”.

CEO da Saint-Gobain na América Latina, Javier Gimeno

Conciliar as frentes é o desafio da Saint-Gobain — e das empresas que fazem parte do setor de construção global, cuja demanda de energia e emissões representam mais de um quinto das emissões globais, segundo relatório divulgado pela Organização Nações Unidas (ONU).

Segundo Gimeno, a companhia trabalha este desafio em três eixos:

  1. Eletrificar todos os processos passíveis de eletrificação
  2. Desenvolver processos alternativos àqueles não passíveis de eletrificação
  3. Utilizar fontes limpas em processos não sujeitos à eletrificação

Sobre o terceiro eixo, o executivo explica que a ideia é utilizar fontes como a biomassa e o biometano em processos que demandam potência calorífica acima do que a eletricidade pode prover.

A decisão pela substituição ou não considera os custos envolvidos na obtenção destas fontes.

“Esse processo de substituição é gradativo, porque muitas vezes traz consigo uma redução da competitividade, com altos custos”, completou o CEO.

Noruega anuncia que irá começar a exportar salmão para o Brasil

 

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress