Considerado o maior evento sobre Indicações Geográficas (IGs) e Marcas Coletivas do Brasil, o ‘Origens Brasileiras’, está na sexta edição e acontece nos dias 28 e 29 de novembro, em São Paulo, com inscrições gratuitas.
O encontro reúne especialistas nacionais e internacionais para discutir, apresentar inovações no setor e compartilhar boas práticas de gestão.
Um dos destaques do evento será o lançamento da Plataforma Origem Controlada de Cafés, que reúne a participação de representantes das 15 regiões produtoras reconhecidas com IGs, garantindo qualidade e transparência ao consumidor.
A coordenadora do Sebrae Nacional, Hulda Giesbrecht, destaca que o Brasil possui 121 IGs registradas que incluem produtos e serviços reconhecidos tanto pela Indicação de Procedência (IP) quanto pela Denominação de Origem (DO).
“É uma ferramenta que vai revolucionar o mercado das IGs de café, pois reúne todos os dados e informações sobre a produção, garantindo confiabilidade ao mercado e visibilidade aos produtores”, avalia Hulda que será moderadora do painel sobre rastreabilidade e origem na garantia da qualidade.
Além disso, Giesbrecht adianta que nos próximos anos, vão ser lançadas plataformas semelhantes para IGs de mel e queijo.
A realização do IV Evento Internacional de Indicações Geográficas e Marcas Coletivas – Origens Brasileiras é feita pelo Sebrae, em parceria com Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e Instituto da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (ICNA), Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC), Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), Embaixada da França / INPI França, Associação Brasileira das Indicações Geográficas (Abrig), Instituto da Propriedade Intelectual da União Europeia (EUIPO)/AL-INVEST Verde DPI e Organização Mundial da Propriedade Intelectual (Ompi).
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Fique por dentro das IGs
O Origens – Sebrae apoia o processo de reconhecimento, na forma do registro de Indicação Geográfica, concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), de territórios que sejam conhecidos e admirados pela qualidade de determinado produto ou serviço. O selo é importante para os pequenos negócios porque se torna um diferencial competitivo, levando mais oportunidades também para a região.