Um fenômeno, conhecido como ‘Sprites’ ou “raios vermelhos”, foi observado, na última quarta-feira (20), no céu de Goiânia (GO).
À CNN, o astrônomo amador Pedro Augusto afirmou que os Sprites fazem parte de um conjunto de fenômenos denominados TLEs (Transient Luminous Events ou Eventos Luminosos Transientes, flashes mais rápidos que relâmpagos formados acima das nuvens após tempestades, segundo a agência espacial americana Nasa).
“A exata causa deles ainda gera muita discussão no meio científico meteorológico. Mas, basicamente, eles ocorrem acima de uma tempestade com muita atividade elétrica. Isto é, produzindo raios poderosos. [Os raios] ocorrem na alta atmosfera, em uma altitude entre 50 e 90 km”, ressaltou Pedro.
Veja o momento dos raios
O astrofotógrafo e astrônomo amador afirmou que os registros são feitos por uma câmera de segurança especializada em capturas de baixa luz e que funciona 24 horas por dia. “Ela [a câmera] é acoplada ao meu computador, tenho um programa que detecta o movimento e grava”, disse Pedro.
A última vez que o astrônomo amador havia registrado o fenômeno foi em dezembro de 2022. Assista:
Além disso, Pedro tem visto os meteoros desde 2021, uma vez que possui uma espécie de observatório dentro de sua casa. No entanto, o jovem relata que não tinha noção de quando o fenômeno iria voltar a acontecer, uma vez que é raro e difícil de prever.
*Sob supervisão