A Fórmula 1 publicou, na tarde desta segunda-feira (25), um comunicado surpreendente. A categoria sinalizou que há um acordo para que a General Motors, por meio da marca Cadillac, se tornar a 11ª equipe da principal categoria de automobilismo a partir de 2026.
“A Fórmula 1 anuncia hoje que chegou num princípio de acordo com a General Motors para apoiar a chegada da GM/Cadillac como o décimo primeiro time no grid da categoria em 2026”, diz parte do comunicado.
A Cadillac é uma das marcas da própria General Motors. A montadora norte-americana ainda é subsidiária da Chevrolet, Buic e GMC. Em caso de aprovação, a GM/Cadillac se tornará a segunda equipe norte-americana na Fórmula 1. Atualmente, a Haas integra o grid e tem origem no país.
A Fórmula 1 também garante que a General Motors produzirá as unidades de potência, sem especificar o período. A expectativa é que essa produção seja a partir de 2028.
“A Fórmula 1 tem mantido contato com a General Motors e a TWG Global, sobre a viabilidade da entrada seguindo as demandas comerciais feitas pela Fórmula 1 em 2024. Ao longo deste ano, eles alcançaram feitos operacionais e deixaram claro o comprometimento em fazer da GM/Cadillac o 11º time. A GM será fornecedora de motores no futuro”, revela o comunicado.
O acordo com a equipe norte-americana é mais um passo da Liberty Media, empresa que detém os direitos comerciais da categoria, em avançar no mercado do país. Atualmente, três corridas são disputadas nos Estados Unidos.
“A Fórmula 1 então tem o prazer de seguir com o pedido e vai providenciar atualizações quando for oportuno”, finalizou.
Em janeiro, a Fórmula 1 barrou a entrada da Andretti como possível 11ª equipe. A equipe tinha a GM como parceira, mas não teve a proposta aceita. No entanto, segue trabalhando com esperanças de participar da principal categoria de automobilismo do mundo.
Veja a nota na íntegra
A Fórmula 1 anuncia hoje que chegou num princípio de acordo com a General Motors para apoiar a chegada da GM/Cadillac como o décimo primeiro time no grid da Fórmula 1 em 2026. A Fórmula 1 tem mantido contato com a General Motors e a TWG Global, sobre a viabilidade da entrada seguindo as demandas comerciais feitas pela Fórmula 1 em 2024. Ao longo deste ano, eles alcançaram feitos operacionais e deixaram claro o comprometimento em fazer da GM/Cadillac o 11º time. A GM será fornecedora de motores no futuro. A Fórmula 1 então tem o prazer de seguir com o pedido e vai providenciar atualizações quando for oportuno.
Statement on General Motors application to join FIA Formula One World Championship in 2026https://t.co/oI2R6K6aRN
— Formula 1 (@F1) November 25, 2024