O turismo indígena, a pesca esportiva e o ecoturismo de Mato Grosso foram apresentados na Festuris, feira de negócios turísticos das Américas, realizada em Gramado (RS), de 7 a 10 de novembro. O estande do Governo de Mato Grosso foi palco para o lançamento da Feira Internacional do Turismo (FIT) do Pantanal, prevista para ocorrer de 5 a 8 de junho de 2025, em Cuiabá.
Empresários do setor puderam realizar negócios diretamente com o público e com operadores de turismo. Pela primeira vez na Festuris, a empresária Ciliane Kuester, da agência de turismo Chapada Expeditions, localizada na Chapada dos Guimarães, comercializou um pacote para um casal de Portugal, incluindo uma visita ao Pantanal.
É muito importante esse incentivo do Governo do Estado para que possamos divulgar os destinos turísticos e as belezas naturais que temos no nosso estado. Vejo uma diversidade de público na Festuris, e a maior procura é pela pesca esportiva. Atendi 90% de argentinos e paraguaios, e o interesse pela pesca esportiva é muito grande. Foi muito produtivo ter vindo para esta feira, comentou.
No lançamento da FIT Pantanal em Gramado, o vice-presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade da Fecomércio Mato Grosso (Cetur-MT), Jaime Okamura, falou sobre o maior evento de turismo da região Centro-Oeste. Ao lado dele, o cacique Roni Pareci, da aldeia Wazare, em Campo Novo do Parecis, destacou que o turismo indígena no Estado tem ganhado cada vez mais espaço e convidou os participantes da feira a visitarem a FIT Pantanal e conhecerem Mato Grosso.
Conheçam Mato Grosso, conheçam o Pantanal, venham conhecer o etnoturismo, o turismo indígena. Graças a Deus, estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado, o Sebrae e a prefeitura. Sabemos que o turismo se faz em conjunto, em parceria, com todas as engrenagens funcionando ao mesmo tempo, afirmou.
O estande mato-grossense também contou com o projeto Cozinha Show, com o chef Marcelo Cotrim, e a confecção ao vivo de uma viola de cocho pelo mestre Alcides, entre outras ativações realizadas no espaço.
A participação de Mato Grosso na Festuris Gramado foi essencial para consolidar nosso Estado como um destino turístico estratégico no cenário sul-americano. Temos paisagens e experiências únicas para oferecer, principalmente para aqueles que buscam o contato direto com a natureza e o turismo de aventura, diferenciais que cada vez mais atraem visitantes em busca de autenticidade e beleza natural, destaca a assessora especial da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Brunna Lays, que atua na Secretaria Adjunta de Turismo.
Neto Cunha, agente de viagens e guia de turismo na América do Sul, visitou o estande de Mato Grosso e comentou a experiência de conhecer o Estado. Morador de Gramado, ele já visitou 17 estados brasileiros e destacou que Mato Grosso foi um dos locais que mais o encantou.
Recomendo e indico Mato Grosso para todos os turistas e agentes de viagem, porque todos precisam conhecer esse paraíso. Eu tive a experiência de ver uma sucuri enorme; fui com o intuito de ver a onça, mas não consegui no passeio. Tive também a oportunidade de experimentar uma carne diferente, a de jacaré. É um lugar ímpar no Brasil, e é um dos destinos que precisa ser bastante trabalhado e amplamente divulgado nas agências de turismo, afirmou.