Em um ato de compromisso com o meio ambiente e com as futuras gerações, a cidade de Sorriso vivenciou no último sábado (23) um dia de intenso trabalho em prol da recuperação de suas áreas verdes. Mais de 500 mudas de espécies nativas do Cerrado foram plantadas em diferentes pontos da cidade, em uma ação que contou com a participação de diversas entidades e da comunidade.
A iniciativa, capitaneada pelo vice-prefeito Gerson Bicego, reuniu empresas como a Mineradora Francio e Seguros MT, além de reeducandos do projeto “Mão Amiga”, que atua na ressocialização de detentos.
Juntos, eles plantaram as mudas em áreas estratégicas como a Área Verde Central, aos fundos do Horto Florestal Sebastião Almeida da Silva, e nas proximidades da pista de bicicross.
Além das espécies nativas do Cerrado, foram plantadas 20 mudas de Sete Copas Africana no entorno do Parque Municipal Vila Bela Ângelo Vigolo, em uma ação realizada pela equipe do Sicoob.
“Estamos plantando mudas de espécies nativas, garantindo assim que as gerações futuras também possam desfrutar deste local com a vegetação original”, afirma Gerson Bicego, destacando a importância de preservar o meio ambiente para as próximas gerações.
Parcerias e sustentabilidade em Sorriso
A ação contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Sorriso, da Secretaria de Estado de Segurança Pública e do Poder Judiciário, por meio do projeto “Mão Amiga”. Essa parceria demonstra o compromisso de diversas instituições em promover a sustentabilidade e a recuperação ambiental.
Para o vice-prefeito, a participação de empresas locais e de reeducandos é fundamental para o sucesso das ações de reflorestamento. “Quem reside e trabalha aqui quer qualidade ambiental e isso refletirá não só agora, mas no futuro da cidade”, ressalta Gerson.
Um futuro mais verde
A iniciativa de plantar mais de 500 mudas nativas representa um passo importante para a recuperação da vegetação nativa de Sorriso e para a melhoria da qualidade de vida da população. Além de contribuir para a conservação da biodiversidade, as árvores plantadas ajudam a reduzir a poluição do ar, a regularizar o clima e a proteger os recursos hídricos.