O governo “se manterá vigilante” na defesa da imagem dos produtos brasileiros e “voltará a reagir com firmeza” diante de qualquer nova campanha internacional, afirmam o Itamaraty e o Ministério da Agricultura, em nota conjunta na qual comentam o boicote – e posterior recuo – da rede francesa Carrefour à carne exportada pelos países do Mercosul.
“O Brasil ressalta a importância da parceria estratégica, dos fluxos de comércio e dos laços históricos que mantém com o continente europeu de maneira geral e com a França em particular”, diz a nota, divulgada pelos dois ministérios na noite desta terça-feira (26).
“Não obstante, voltará a reagir com firmeza contra qualquer nova campanha que tenha como alvo a imagem de produtos brasileiros, em especial do agronegócio, cujos padrões de excelência ao longo de toda a cadeia produtiva são reconhecidos em todo o mundo.”
A nota se refere à postura do Carrefour como parte de “manifestações protecionistas baseadas em campanhas generalizadas sem qualquer base nos fatos” e faz um alerta sobre o impacto de “campanhas de desinformação” nas relações com o Brasil.
“O governo brasileiro espera que as empresas que anunciaram boicotes a produtos brasileiros revertam essas decisões infundadas e que todos os atores que tenham contribuído para essa campanha de desinformação tenham presentes as consequências negativas de seus atos e levem em conta o grave impacto que poderão ter para as suas relações com o Brasil, que devem permanecer mutuamente benéficas e sempre pautadas pelo respeito e pela lealdade”.