Perto de completar 39 anos, o centroavante Léo Gamalho tem uma carreira curiosa. Com passagem pelas categorias de base de Grêmio, River Plate e Internacional, pelo qual começou a caminhada profissional, o veterano atacante se tornou o “Rei do Acesso” na Série B do Brasileirão nas últimas temporadas.
Em 2021, após defender o Al-Khor, do Catar, Léo Gamalho, que foi artilheiro da Copa do Brasil em 2014, 2017 e 2020, desembarcou no Couto Pereira e ajudou o Coritiba a ficar na terceira colocação da Série B com 16 gols e três assistências em 37 partidas.
No ano passado, foi campeão com o Vitória, colaborando com dez bolas nas redes em 23 jogos. Já nesta temporada, foram quatro gols em 19 duelos com a camisa do Mirassol, que celebra o vice-campeonato da Série B e o inédito acesso para a Série A.
Multicampeão de competições estaduais, o veterano passou ao longo da carreira por América-RN, Grêmio Barueri, ABC, Caxias, ASA, Ceará, Santa Cruz, Bahia, Avaí, Goiás, Ponte Preta, Criciúma e CRB.
No exterior, Léo Gamalho defendeu América de Cali, da Colômbia; Valdevez, de Portugal; Shenyang Dongjin e Pudong Zobon, da China; Nacional, do Uruguai; Pohang Steelers, da Coreia do Sul; e Al-Khor, do Catar.