Núcleos da inflação vieram em linha com expectativa, diz Couri ao CNN Money

Publicidade

O economista Daniel Couri, colunista do CNN Money, ofereceu uma análise detalhada sobre os recentes dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo – 15 (IPCA-15), índice que mede a prévia da inflação oficial no Brasil.

O indicador acelerou 0,62% neste mês, ante alta de 0,54% em outubro. No acumulado de 12 meses, o indicador foi a 4,77% – se mantendo acima do teto da meta da inflação. O BC persegue meta de 3% neste ano e nos próximos, com margem de 1,5 ponto para cima ou para baixo.

Segundo Couri, embora as manchetes indiquem uma aceleração da inflação acima do esperado, uma análise mais aprofundada revela nuances importantes.

O analista destacou que a aceleração foi fortemente influenciada por itens voláteis, com destaque para as passagens aéreas em novembro. Ele enfatizou a importância de observar medidas mais qualitativas, como os núcleos de inflação, que excluem itens com maior volatilidade.

“Quando a gente olha para isso, você vê que foi até muito em linha com as expectativas alguns desses núcleos, que a gente chama de núcleos de inflação, até um pouco abaixo da expectativa do mercado”, afirmou.

Perspectivas para a política econômica

O colunista também comentou sobre o aguardado pacote de corte de gastos do governo, cuja divulgação tem sido adiada. Ele ressaltou a importância de cautela nas expectativas quanto ao impacto efetivo dessas medidas, especialmente considerando o ano eleitoral de 2026.

“A expectativa vai crescendo, mas olha, na própria fala do ministro, ele diz que esse pacote está sendo montado para que a gente consiga cumprir o limite de despesa”, pontuou Couri, alertando que o efeito real pode ser menor do que o anunciado, embora ainda seja positivo para a flexibilização do orçamento.

Amazon vai contratar 6,5 mil temporários para vendas da Black Friday

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Economia – Confira notícias da Editoria | CNN Brasil

Compartilhe essa Notícia:

publicidade

publicidade

plugins premium WordPress