saiba como lucrar com promoções e criatividade

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Faltam poucos dias para a tão esperada Black Friday, a data é uma das mais movimentadas do comércio, atraindo milhões de consumidores que buscam descontos, e os micro e pequenos produtores rurais também podem aproveitar.

O período pode ser uma ótima oportunidade para conquistar novos clientes, impulsionar as vendas e valorizar os itens naturais e artesanais. 

Luís Felipe Paes Leme, produtor rural há 15 anos, pela primeira vez, vai aderir à Black Friday em seus negócios, no Sítio do Bicho Sem Vergonha ,que fica em Itamonte, Minas Gerais. 

Leme, cria cordeiros das raças lacaune e texel para o abate, vende os cortes para restaurantes, mercados e recebe encomendas para entregas em domicílio em alguns estados do país. Além dos cortes, o produtor fabrica no sítio produtos como kaftas e hambúrgueres de cordeiro, entre outros produtos como mel, queijos e geleias. 

Homem em pé com pacotes de carne processadas em cada uma das mãosHomem em pé com pacotes de carne processadas em cada uma das mãos
Luís Felipe Paes Leme, produtor rural do Sítio do Bicho Sem Vergonha (MG).
Foto: Arquivo Pessoal

“Vamos entrar na Black Friday com dois produtos: Kafka e hambúrguer. Então, quem comprar um pacote com 5 espetos de kafta de cordeiro, ganhará desconto de 40% no segundo pacote,” disse Leme. 

Ele destacou também, que a mesma promoção será aplicada nos hambúrgueres com 130g. Todos produzidos artesanalmente. 

“As ofertas estarão disponíveis  exclusivamente no dia 29 de novembro e enquanto durarem os estoques com entregas apenas na zona sul do Rio de Janeiro, na Capital Paulista e na região das Águas, em Minas Gerais. As encomendas podem ser feitas pelas redes sociais,” afirmou o produtor rural. 

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Com organização e estratégias bem planejadas, o empreendedor do campo pode explorar a data e ter resultados expressivos, conforme orienta Luís Adriano Alves Pinto, consultor de negócios do Sebrae-SP. 

Homem em pé, ao lado de um banner, em que está escrito Sebrae Homem em pé, ao lado de um banner, em que está escrito Sebrae
Luís Adriano Alves Pinto, consultor de negócios do Sebrae-SP. Foto: Arquivo Pessoal

“Quem não se atentou a esse período, ainda pode participar com base na produção disponível. O planejamento deve começar pela definição do que será oferecido como, por exemplo, montar cestas de café da manhã com frutas, compotas e conservas”, destacou Pinto. 

Confira algumas dicas do especialista do Sebrae

1. Aproveite o estoque existente

Utilize produtos disponíveis, como frutas frescas, conservas e compotas. Montar kits ou cestas variadas pode atrair mais consumidores. 

“Pense em cestas para o almoço ou jantar com uma diversidade de folhas como alface, rúcula, chicória, couve etc., coloque legumes como cenoura, beterraba, batata-doce e  cará. Compotas, conservas e/ou ainda molhos podem sofisticar a cesta”.

2. Invista em combos estratégicos

Inclua um item de maior valor e complemente com outros produtos diversificados. Essa prática agrega valor ao kit e ajuda a escoar o estoque.

“O ideal é colocar um produto diferenciado no centro do kit, combo ou  cesta –  apenas uma unidade. Os demais itens podem estar em maior quantidade, mas deve-se prezar sobretudo pela diversidade”.

3. Divulgue nas redes sociais e WhatsApp

Crie posts visuais simples para apresentar a mercadoria, destacando o que há de melhor nos produtos como qualidade, frescor e sustentabilidade. Ofereça facilidades para conquistar mais clientes.

“Uma ideia, é organizar os produtos e colocar em uma arte com as vantagens e os diferenciais dos produtos, destacando formas de pagamento e os benefícios extras como, por exemplo, a importância de  um alimento fresco à saúde”.

4. Planeje descontos sem ter prejuízo

Calcule o lucro antes de definir os descontos. Por exemplo, se o lucro esperado for de 20%, reserve 5% desse valor para bonificar cestas maiores.

“Caso o produtor deseje oferecer descontos maiores como, por exemplo, nas compras acima de R$50 ou em cestas mais volumosas, recomenda-se não ultrapassar 50% do lucro para evitar prejuízos”, finaliza Pinto. 

Se a data é boa para o comércio, pode ser ainda melhor para o micro e pequeno produtor rural. Então, que tal aproveitar o dia 29 de novembro com criatividade e explorar novas possibilidades? Abra suas porteiras, porque bons negócios geram excelentes resultados!

Canal Rural

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