Com o preço de duas motos 0 km, cestas de Natal de luxo chegam a R$ 43 mil

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O mercado de cestas de Natal de luxo, apesar de caro, atrai consumidores em busca de presentes refinados para agradar clientes e entes queridos nas festas de final de ano.

Os valores chegam até R$ 43.650, montante superior a duas Honda CG Start 2025, 160 cilindradas e zero quilômetro, que saíram R$ 34.382, de acordo com a Tabela Fipe.

O alto custo desse nicho do mercado de cesta acontece devido à seleção de produtos que compõem a cesta e da mão de obra necessária para o processo.

O mundo corporativo é o principal cliente das empresas especializadas no produto de alto padrão, explica Irene Deda, sócia da Empresa Cestas Sofisticadas.

“Nós percebemos pelos relatos do nosso público que ocupa as faixas de renda A e B que há um leque muito estreito de produto de alto padrão, composto por produtos de maioria importado e com itens artesanais.”

As cestas da empresa de Deda vem todas em caixas de couro e contém diversas garrafas de vinhos e destilados importados.

Segundo ela, existe uma carência para atender o mercado de luxo de cestas de Natal no Brasil que abre espaço para a consolidação das poucas empresas que oferecem esse tipo de serviço.

A empresa oferece cestas que vão de R$ 138 a R$ 43.650.

A seleção mais barata conta com uma mini garrafa de Chandon, uma caixa de biscoitos inglês e um pote de frutas secas.

Já a mais cara conta com 37 bebidas, entre elas Champagne Dom Perignon Brut, que custa em média R$ 2.800. A cesta também conta com 3 kg de bacalhau do Porto, jamon espanhol (tipo de presunto da região ibérica) e latas de caviar.

Em média, são produzidas 90 cestas do tipo ao ano, com maior concentração em dezembro.

Deda ressalta que o alto valor agregado nos itens é o que torna esse nicho de mercado interessante para negócios.

“O que eleva o preço do produto final são as bebidas, seguida dos itens de alimentação refinados e o valor de produção dos produtos”, elenca.

Giana Zoanni Brunelli, head da G&O Group, explica que alto valor é um reflexo da mão de obra qualificada necessária para entender quais produtos são de qualidade para o padrão que a cesta visa passar.

“É preciso ter um conhecimento muito vasto sobre esse tipo de bebidas para poder justamente atender a essa clientela, para conquistar a confiança junto aos nossos clientes.”

Brunelli afirma que sua empresa se especializou no mercado após a pandemia, quando viu o aumento de buscas por cestas com produtos de alto padrão.

“É um nicho de mercado que realmente foi acendendo. Vimos essa oportunidade e decidimos especializar, expandindo além da nossa especialidade original de vinhos e champanhes.”

G&O Botique, loja do grupo da executiva, trabalha com opções de R$ 250 a R$ 10.890.

A cesta mais em conta vem com alimentos ligados ao Natal, como frutas secas e panetone, assim como um vinho argentino.

A cesta mais cara na empresa de Brunelli saí por R$ 10.890, contendo torradinhas importadas, azeite de oliva extra virgem grego e champagne cristal Louis Roederer, que sozinho custaria cerca de R$ 3.580.

A busca pelo produto é relativamente alta, afirmam ambas as empresárias.

“Geralmente, três pedidos da nossa cesta mais cara equivalem ao faturamento de um mês inteiro”, afirma Brunelli.

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