Por Jeff Mason
NANTUCKET, Massachusetts (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse nesta quinta-feira esperar que o presidente-eleito do país, Donald Trump, repense seu plano de impor tarifas sobre o México e o Canadá, dizendo que a proposta pode “destruir” as relações com os aliados.
“Espero que ele repense. É uma coisa contraproducente a se fazer”, disse Biden.
“Temos uma situação incomum na América: estamos rodeados pelo Oceano Pacífico, pelo Oceano Atlântico, e por dois aliados: México e Canadá. A última coisa de que precisamos é estragar essas relações.”
Na segunda-feira, Trump afirmou que vai impor tarifas sobre a importações do Canadá e do México até que os dois países combatam as drogas e os imigrantes que cruzam as fronteiras, em medida que aparentemente viola o acordo de livre comércio entre os países.
A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, afirmou nesta quinta-feira que não discutiu o tema dos impostos em uma ligação que teve com o presidente-eleito na quarta-feira, acrescentando que eles concordaram em manter boas relações entre as nações.
Após a chamada, Trump disse que a presidente “concordou em impedir a imigração através México e para dentro dos Estados Unidos, fechando efetivamente a fronteira sul”.
Sheinbaum, entretanto, afirmou que apenas desenhou uma estratégia para “atender” os imigrantes antes que eles cheguem à fronteira.
(Reportagem de Jeff Mason)