Atenção, magistrados e magistradas! Estão abertas as inscrições para o webinário “Tecnologia, Inteligência Artificial, Discriminação Algorítmica e o Papel da Liderança Feminina no Judiciário”, que será realizado na próxima segunda-feira (2 de dezembro), das 9h às 11h, via Plataforma Teams.
Iniciativa da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), a atividade educacional conta com coordenação da juíza Eulice Jaqueline da Costa Silva Cherulli, presidente da Associação Brasileira de Mulheres Juízas (ABMJ), com assistência da juíza Adriana Sant’Anna Coningham.
Conforme a coordenadora, a iniciativa visa atender as Resoluções n. 255/2018 e n. 525/2023 do Conselho Nacional de Justiça, que institui a Política Nacional de Incentivo à Participação Institucional Feminina no Poder Judiciário e que estabelece regras de gênero para promoção de magistradas aos tribunais de 2º grau, respectivamente.
Conforme Jaqueline Cherulli, a proposta tem como objetivo informar, esclarecer e dialogar, por meio de palestra e mesa de diálogo, as duas resoluções e a necessidade de instituição das políticas traçadas pelo CNJ, bem como suas implicações práticas, promovendo uma reflexão crítica em torno do tema.
A palestrante será a juíza de Direito Eunice Prado, do Tribunal de Justiça de Pernambuco. Ela é mestre em Direito e Poder Judiciário pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), certificada em Ética da Inteligência Artificial pela London School of Economics. Integrou o Grupo de Trabalho “Ética e Inteligência Artificial” no Conselho Nacional de Justiça e foi membro do Conselho de Inovação do AMB Lab e da Diretoria AMB Mulheres. Atualmente é membro do Fórum Nacional de Violência Contra a Mulher (Fonavim) do CNJ.
Atuará como mediadora a desembargadora Vandymara Galvão Ramos Paiva Zanolo, presidente do Comitê de Equidade de Gênero entre Homens e Mulheres do TJMT, e como co-mediador o desembargador Luiz Octavio Luiz Octávio Oliveira Saboia Ribeiro, membro da comissão do PJe e da comissão de governança de TI do Judiciário de Mato Grosso.
Clique neste link para se inscrever.
Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelos telefones (65) 3617-3844 / 99943-1576.
#ParaTodosVerem – Esta matéria possui recursos de texto alternativo para promover a inclusão das pessoas com deficiência visual. Imagem 1: Arte colorida onde aparece, ao fundo, uma mulher tocando num cenário digital. Na parte esquerda, o nome do webinário – “Tecnologia, Inteligência Artificial, Discriminação Algorítmica e o Papel da Liderança Feminina no Judiciário” -, com data (2/12), horário (9h às 11h) e local (Plataforma Teams). Abaixo, fotografia da palestrante (Eunice) e da coordenadora (Eulice). Ambas são mulheres brancas, de cabelos escuros. Abaixo, fotografia da mediadora (Nilza) e do co-mediador (Luiz). Ela é uma mulher branca, de cabelos loiros. Ele é um homem branco, de cabelos escuros. Abaixo, a fotografia da diretora da Esmagis, desembargadora Helena Ramos, uma mulher branca, de cabelos escuros e óculos de grau. Já o vice-diretor, desembargador Márcio Vidal, é um homem branco, de cabelos escuros e barba grisalha. Assinam a peça os logos do Judiciário, Esmagis, ABMJ e Comitê de Equidade.
Lígia Saito
Assessoria de Comunicação
Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT)