Mais de 30 empresas participaram, na manhã desta quinta-feira (28), da rodada de negócios promovida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado de Mato Grosso (Sebrae/MT), em parceria com a Fundação Bunge, em Rondonópolis. A iniciativa integra o projeto ‘Economia da Gente’, que incentiva a compra regional e valoriza o papel dos pequenos negócios no fortalecimento da economia local.
A ação está alinhada ao programa Conexões Corporativas Sebrae, que visa integrar pequenos fornecedores às grandes empresas para ampliar oportunidades e fomentar o desenvolvimento sustentável.
Realizada na agência do Sebrae em Rondonópolis, a rodada de negócios reuniu micro e pequenas empresas que apresentaram produtos e serviços a médias e grandes empresas da região, em um ambiente favorável para novas parcerias comerciais.
A gerente regional do Sebrae/MT em Rondonópolis, Érika dos Santos Silva, destaca que a ação buscou fortalecer a economia local por meio de parcerias estratégicas.
“A rodada de negócios é uma oportunidade para conectar pequenos negócios com grandes empresas, promovendo parcerias que geram resultados concretos. Na primeira etapa do programa, realizada entre 2022 e 2023, tivemos grandes resultados, com empresas que passaram a vender para grandes corporações após o projeto e expandiram seus negócios de forma significativa. Um exemplo desse sucesso é o empreendimento rondonopolitano que, após participar do programa de desenvolvimento do Sebrae/MT com grandes empresas, abriu uma nova filial, demonstrando o impacto positivo dessas iniciativas na expansão dos negócios locais”, afirma.
O coordenador de projetos da Fundação Bunge, Jorge Alberto Fernandes, explica que a parceria com o Sebrae/MT surgiu com o objetivo de incentivar as grandes empresas a comprarem mais e a ampliarem o olhar para os pequenos negócios da região.
“Entendemos que, com essa mudança de fluxo nas transações, conseguimos contribuir mais com o desenvolvimento local dos territórios onde atuamos. A partir desse projeto, reunimos uma série de elementos para incentivar a ampliação dessas compras. Quando falamos de empresas locais, temos redução nos valores do frete, temos a questão ambiental da redução da pegada de carbono, sem contar na governança. O Sebrae é nosso parceiro porque é uma grande referência quando se trata de micro e pequenas empresas, então para nós é um privilégio contar com esse apoio para desenvolver os territórios onde estamos inseridos e transformar juntos os pequenos negócios”, ressalta o coordenador.
Os fornecedores participantes da rodada de negócios atuam em diversos segmentos, incluindo alimentação, materiais de construção, embalagens, comunicação visual, confecção de uniformes e consultoria empresarial, representando a diversidade e o potencial econômico da região. Uma das participantes foi a vendedora externa da Alfaiataria Uniformes, Letícia Coelho.
“Eu fiquei muito feliz e empolgada porque a Bunge, por exemplo, já conhece o nosso trabalho e já produzimos algumas peças, mas aqui no encontro fizemos ainda outros contatos dentro da empresa e estreitamos laços. Eu creio que vamos conseguir ter mais contratos fechados. Também tivemos a oportunidade de apresentar nosso portfólio para outras grandes empresas e isso foi muito importante”, disse.
Novas oportunidades
O proprietário e diretor financeiro da Limpific, Fernando Lélis, disse que foi a primeira vez que participou de uma rodada de negócios e pretende aumentar as vendas com os contatos promovidos durante a ação.
“Foi excelente estratégia porque é uma abertura incrível estar em contato com novas empresas que estão dentro do o seu mercado. Como trabalhamos com produtos de limpeza, todo mundo precisa utilizar e vimos uma aceitação muito boa. Abrimos a empresa há 11 anos e desde o início o Sebrae é nosso parceiro. Com certeza esse encontro vai gerar muitos frutos e parcerias de sucesso para nossa empresa”, afirmou.
A consultora de negócios da Rondoletras, Leidiane Castro, também disse esperar novas parcerias após a rodada de negócios promovida pelo Sebrae/MT e pela Fundação Bunge.
“Foi ótimo participar desse momento porque conseguimos apresentar nosso trabalho e as empresas demonstraram bastante interesse. Todos viram a necessidade de algo que podemos solucionar. Conseguimos conversar e até agendar visitas para fechar negócios. O nível de interesse das outras empresas em conhecer o nosso trabalho me surpreendeu muito. Foi muito bom porque estamos plantando várias sementinhas e com certeza vamos colher muito”, declarou a consultora.
Mais informações sobre a iniciativa estão disponíveis no site do Sebrae ou podem ser obtidas por meio do e-mail [email protected] ou pela Central de Relacionamento do Sebrae pelo 0800 570 0800.